Nascida no dia 19 de Janeiro de 1983 em Nova York, Utada Hikaru (宇多田ヒカル) — também conhecida por seus fãs como Hikki (ヒッキー), é uma famosa cantora, compositora e produtora musical americana, com carreira focada no Japão. É umas das maiores artistas do Japão e da Ásia. Já vendeu mais de 52 milhões de álbuns pelo mundo (35 milhões no Japão) e 38 milhões de singles. É dona do álbum mais vendido na história do país, First Love, lançado em 1999, que vendeu mais de 10 milhões no mundo e 8,5 milhões apenas no Japão.

Apesar de ter nascida em Nova York, seus pais são japoneses com raízes na indústria fonográfica nipônica. Seu pai, 宇多田照實 (Teruzane Utada), é produtor musical, e sua mãe, 宇多田純子 (Junko Utada), foi uma famosa cantora enka (rítmo tradicional japonês).

É conhecida mundialmente por suas contribuições na série de video game Kingdom Hearts, da Square Enix, que reúne personagens da Disney e da série de Final Fantasy.

Biografia
Nasceu em Nova York, mas mudou-se para Tóquio no final de 1998. Cursou a Seisen International School, e mais tarde a American School In Japan, enquanto continuava a gravação em um novo contrato com Toshiba-EMI.

Tão natural quanto o filho de um sapateiro pega as ferramentas de seu pai, compôs e gravou sua primeira música aos 11 anos. Aos 13, gravou seu primeiro álbum solo em inglês (voltado para o mercado americano), Precious, com backvocal de seus pais, numa banda chamada Cubic U - ela escreveu e compôs a maioria das músicas, ao mesmo tempo que a música principal, Close to You, era um cover dos The Carpenters. O álbum infelizmente nunca foi lançado nos EUA devido a crise financeira da EMI, mas foi lançado no Japão e fez grande sucesso. Algum tempo depois, um produtor musical da Toshiba-EMI casualmente perguntou se ela era capaz de escrever músicas em japonês. Sua resposta viria com a primeira gravação de seu álbum de estréia, First Love, que vendeu mais de 10 milhões de cópias desde seu lançamento em 1999.

No Japão, rapidamente conquistou notoriedade pela falta de exposição na mídia, devido ás suas prioridades acadêmicas (colegial). Ela deixou a Universidade de Columbia, optando pela intensidade de sua carreira ao invés de sua vida no campus. “Eu percebi que sempre sabia exatamente o que queria fazer. E pela primeira vez, eu conscientemente escolhi fazer música como profissão integral. Talvez eu volte à universidade quando for avó”. Foi a artista mais nova da história a participar do MTV Unplugged, com apenas 19 anos, surpreendendo a todos com sua naturalidade, estilo forte, arranjos harmoniosos e um cover da música With or Without You, do U2. Por enquanto ela prefere fazer a maioria do seu trabalho sozinha com seu laptop e teclado, seqüenciando e arranjando, compondo, e escrevendo suas músicas.

Em junho de 2002, se casou com o diretor de fotografia Kazuaki Kiriya, que dirigiu diversos de seus clipes e fez fotografias de vários albuns e singles de Utada. Seu próximo passo seria ganhar o mundo, o Japão já era muito pequena para os sonhos de Utada e em 2004 ela lança pela gravadora Island Records, apenas como Utada, o cd Exodus, totalmente em inglês (sua língua-mãe) e no estilo dance e R&B, que faz sucesso no mundo underground nos EUA e Reino Unido, e passa meio desapercebido na Europa, devido à baixa divulgação. Já no Brasil, onde esse mesmo CD foi lançado pela gravadora Universal Music, teve sua primeira tiragem esgotada em pouco tempo. Foram mais de 10.000 unidades vendidas em 2 semanas, mas nem isso foi o suficiente pra que os clipes da cantora fossem exibidos na MTV Brasileira.

Em 2006, resolve voltar ao Japão para fazer uma nova turnê, chamada Utada United 2006, que durou de julho a setembro de 2006, que conteve músicas de todos seus álbuns, inclusive o seu mais recente lançado dias antes do início da turnê, Ultra Blue, que também foi lançado no ocidente com o Singles Collection. E pela EMI está programado para ainda este ano o lançamento de um novo single, Boku wa Kuma (Eu sou um urso), que foi lançado no dia 22 de novembro, cuja música foi tema de abertura do programa infantil da NHK Minna no Uta. Este single surpreendeu em vendas, mais de 100.000 cópias vendidas. Também foi lançado em dvd da tour Utada United 2006 no dia 20/12/2006, para a alegria dos fãs que não puderam assistir aos shows da tour no Japão.

No dia 28 de fevereiro de 2007, foi lançado o single Flavor Of Life, cuja versão balada é tema da segunda fase do dorama (novela japonesa) Hana Yori Dango, e devido à alta audiência do dorama o single está tendo uma enorme repercussão no Japão, conseguindo chegar ao número 1 na Oricon durante 3 semanas, sendo seu single mais bem vendido desde COLORS.

No dia 3 de fevereiro, se separou de Kazuaki, com quem foi casada durante 4 anos e meio, alegando que não haver comunicação entre ambos. A separação foi pacífica e Kazuya pediu aos fãs que continuassem apoiando ela.

Em 2008 lançou outro CD em japonês, chamado Heart Station, que fez que Utada ficasse durante semanas no topo da lista das cantoras mais vendidas de 2008.

Em 2009 lançou seu 3° CD em inglês, This Is The One, cujo o primeiro single Come Back To Me, foi lançado no dia 9 de fevereiro de 2009.

Atualmente, trabalha em uma nova música japonesa, e está para iniciar uma temporada de 9 apresentações nos Estados Unidos e encerrará em Londres, para divulgar seu último álbum, This Is The One, em inglês.

Discografia
Álbuns de Estúdio - Japoneses
1999 - First Love [#1 na Oricon]
2001 - Distance [#1 na Oricon]
2002 - DEEP RIVER [#1 na Oricon]
2006 - ULTRA BLUE [#1 na Oricon e #1 no United World Chart]
2008 - HEART STATION [#1 na Oricon e #1 no United World Chart]

Inglês
1998 - Precious (como Cubic U) [#4 na Oricon]
2004 - Exodus (como Utada) [#1 na Oricon e #1 no United World Chart]
2009 - This Is The One (como Utada) [#2 na Oricon]

Coletâneas
2004 - SINGLES COLLECTION [#1 na Oricon e #1 no United World Chart]

Editado por homemduvida em Jul 17 2012, 13h09

Todos os textos enviados pelos usuários nesta página estão disponíveis sob a licença Creative Commons Attribution/Share-Alike.
Os textos também estão disponíveis sob a Licença de documentação livre GNU.

Ficha do artista

Gerado a partir de fatos marcados na wiki.

Não existe informação sobre este artista

Você está vendo a versão 31. Veja versões mais antigas, ou discuta esta wiki.

Você também pode ver uma lista de todas as alterações recentes na wiki.