Perguntas frequentes

Instruções iniciais

O que é a Last.fm?
A Last.fm é um serviço musical que lhe permite descobrir novas músicas com base nas músicas que você já ouve.

O site da Last.fm é alimentado com toneladas de informações sobre artistas, álbuns e faixas, bem como sobre músicas parecidas com elas, tabelas e estatísticas e muito mais, tudo criado pelos usuários da Last.fm que mantêm controle sobre o que ouvem na rádio. (Se você quiser se juntar a eles e criar seu próprio perfil, com tabelas e estatísticas pessoais, leia a próxima pergunta para obter mais informações.)

Você pode ler sobre os artistas de que gosta, conferir as faixas mais populares, procurar álbuns e descobrir o que outros artistas têm em comum com eles; ter informações sobre próximos eventos, explorar gêneros, ouvir músicas e assistir vídeos.

Para tirar o máximo proveito da Last.fm, crie um perfil de usuário – você pode criar seu próprio perfil pessoal de usuário, escrever artigos no blog sobre suas músicas preferidas, criar seu próprio calendário de eventos e convidar amigos, conversar com outros usuários e se juntar a eles em grupos sobre tópicos interessantes.
O que eu ganho ao me inscrever?
Ao se inscrever na Last.fm, você receberá seu próprio perfil musical, que será preenchido com todos os tipos de informações à medida que você usar a rádio, incluindo suas tabelas pessoais.

Assim que começar a ouvir músicas na Last.fm, seja no seu media player ou computador – você precisará de nosso software Scrobbler gratuito, que está disponível aqui – todas essas músicas serão adicionadas ao seu perfil e você poderá ver o que ouviu até agora e incluir suas próprias tabelas de artistas, faixas e álbuns. Esse processo chama-se “scrobbling” – leia mais sobre ele aqui.

Com base nas músicas que você já ouviu, a Last.fm irá lhe recomendar novas músicas, eventos de seus artistas favoritos e de outros artistas a eles relacionados, além de usuários com gostos musicais parecidos com o seu – estes serão seus vizinhos musicais.

Por que você não experimenta e dá um alô a eles; você agora pode adicionar outros usuários como amigos, enviar mensagens a eles ou deixar comentários em suas caixas de mensagens. Você também pode procurar outros usuários ou grupos de usuários e se juntar a eles nos fóruns.
Preciso pagar para usar a Last.fm?
Inscrever-se e criar um perfil de usuário na Last.fm é grátis, assim como o uso da maioria dos recursos. Para saber mais sobre outros recursos de assinatura, consulte a Página de assinatura.

Preciso pagar para ouvir músicas na Last.fm?
Todos os usuários, em todos os países, podem ouvir as estações da Last.fm gratuitamente com o nosso player de músicas. Oferecemos também muitas faixas completas e downloads gratuitos, que podem ser ouvidos sem custo. Para mais detalhes, consulte a seção abaixo “Depois disso, como faço para ouvir as músicas?”.
Depois disso, como faço para ouvir as músicas?
Existem várias maneiras de ouvir músicas na Last.fm: com o player da Last.fm, sob demanda por meio do Spotify e diretamente dos artistas ou gravadoras.

Player da Last.fmr
O player de músicas da Last.fm está disponível a todos os usuários ao redor do mundo na página Ouvir. Com esse player, você pode ouvir as estações da Last.fm tais como artistas parecidos, tags, recomendações de bibliotecas - uma infindável variedade de transmissões de faixas, de acordo com o seu interesse. Para obter uma visão geral simples dos diferentes tipos de estação, consulte aqui.

Existem, por exemplo, estações de artistas como “Radiohead e parecidos” ou estações de tags globais como “Rock”, que tocarão músicas associadas ao artista ou tag (por exemplo, um gênero) que você escolher. Você pode simplesmente sintonizar em uma estação na página Ouvir ou clicar nos botões das estações quando os vir no site e ouvir as estações que lhe pareçam interessantes .

Caso tenha um perfil de usuário, use a Biblioteca, que consiste basicamente nas músicas que você ouviu e adicionou ao seu perfil, e ouça todas essas músicas na estação Biblioteca pessoal.

Reprodução no Spotify
Se estiver em um território onde o Spotify está disponível, você verá botões para execução do Spotify na Last.fm, que lhe permitirão ouvir músicas sob demanda no Spotify enquanto navega no site Last.fm. Para usar esse recurso, é necessário ser registrado no Spotify.

Links de parceiros
Nas páginas de faixas, você verá links de serviços como Rdio, Deezer ou Simfy, dependendo de qual estiver disponível na sua região. Tais links permitem que você ouça a faixa no serviço disponível.

Diretamente dos artistas e gravadoras
Muitos artistas e gravadoras que usam a Last.fm disponibilizam suas músicas para execução como amostras completas ou até mesmo como downloads gratuitos.

Quando uma faixa está disponível integralmente, é possível reproduzi-la no player da página de faixas.

Quando uma faixa estiver disponível como download gratuito, ela estará marcada como tal, e você pode baixá-la por meio do link “download gratuito” exibido ao lado do nome ou pela página da faixa. Você pode buscar essas faixas por gênero em nossa página de download de músicas gratuitas.
Posso comprar ou baixar músicas no site?
A Last.fm não é uma loja, portanto você não pode comprar CDs ou downloads de músicas aqui, mas temos vários parceiros para os quais disponibilizamos links de compras ou downloads em nosso site; clique em um desses links para acessar os sites, onde você deverá encontrar o que lhe interessa.

Oferecemos alguns downloads de MP3 gratuitos em nosso site, gentilmente cedidos por artistas e gravadoras que desejam divulgar suas músicas na Last.fm; você os encontrará, por exemplo, em nossa página de downloads gratuitos, nas páginas de tags ou conferindo a seleção personalizada para você em sua página de recomendações.

Gerenciamento de Conta

Estou tentando registrar uma nova conta de usuário e não recebo aquele e-mail de verificação. O que devo fazer?
Para registrar uma nova conta de usuário, verifique antes o endereço de e-mail, de modo a poder usar a conta. Se você não receber o e-mail de verificação, confira se não há e-mails da Last.fm na pasta da lixeira ou spam.

Se você não receber o e-mail porque forneceu um endereço de e-mail incorreto ou, por algum motivo, quiser alterar o endereço, clique no link “Enviar outro e-mail” na barra amarela exibida na parte superior de todas as páginas da Last.fm, digite um endereço de e-mail diferente e clique no botão “Envie-me outro”.

Se você já fechou esta barra amarela mas ainda quer alterar o e-mail de verificação da conta que deseja registrar, você terá que aguardar quatro dias até que esse nome de usuário seja automaticamente eliminado do sistema e então poderá registrar novamente utilizando outro endereço de e-mail.
O que acontece se eu esquecer meu nome de usuário e senha?
Esqueci a senha
Se você especificou um endereço de e-mail durante a assinatura, acesse o formulário Redefinir senha e informe seu nome de usuário e endereço de e-mail. Enviaremos-lhe um e-mail com um link para que você possa redefinir a senha de sua conta de usuário.

Se você não tem nenhum endereço de e-mail associado à sua conta ou não se lembra do endereço, acesse nossa seção de suporte (em inglês) e envie-nos um e-mail. Lembre-se de nos informar o nome de usuário e, para sua segurança, a data de nascimento e o endereço de e-mail que você usou ao criar sua conta, a fim de impedir falsas solicitações de redefinição de senha.

Esqueci o nome de usuário
Caso não lembre de seu nome de usuário mas saiba o endereço de e-mail associado à sua conta, vá para o formulário Pesquisar nome de usuário e informe seu endereço de e-mail. Enviaremos um e-mail com seu nome de usuário para o endereço fornecido. Se você não receber nenhum e-mail de nós, envie-nos uma solicitação de suporte com o endereço de e-mail a ser pesquisado.

Se você não salvou nenhum endereço de e-mail nas configurações da sua conta de usuário, não poderemos pesquisar seu nome de usuário.

Esqueci o nome de usuário E a senha
Se você se esqueceu do nome de usuário e da senha, mas lembra do endereço de e-mail com o qual se registrou conosco, você precisará primeiro recuperar seu nome de usuário conforme descrito em “Esqueci o nome de usuário”; use o endereço de e-mail fornecido e, em seguida, solicite uma redefinição de senha conforme descrito em “Esqueci a senha”, usando o nome de usuário que lhe enviamos e o seu endereço de e-mail.

Contas de artistas e de gravadoras
Se você for uma gravadora ou artista e estiver tentando fazer login no Music Manager, faça primeiro o login no site da Last.fm, usando os detalhes de login de sua conta de usuário para que possa abrir o Music Manager e acessar a conta do artista ou gravadora:

Se você se esqueceu dos detalhes de login da sua conta de usuário, consulte as etapas acima para saber como recuperá-los. Se isso não ajudar, entre em contato conosco (em inglês) para informar os detalhes solicitados acima e o nome da conta do artista ou gravadora.
Posso mudar o meu nome de usuário ou unir duas contas diferentes?
Infelizmente não é possível mudar o seu nome de usuário, tampouco transferir os dados musicais de uma conta para outra.
Posso controlar quem pode me enviar mensagens no site?
Em Configurações na guia Privacidade, em "Recebimento de mensagens", há várias opções. Pode-se escolher Qualquer pessoa, Somente amigos e vizinhos ou Somente amigos.

Se não deseja receber nenhuma mensagem de um determinado usuário, pode-se adicionar o nome de usuário à "Lista de usuários ignorados", que se encontra um pouco mais abaixo na mesma página.
O que devo fazer para apagar a minha conta?
Se deseja permanentemente apagar a sua conta, basta ir a Configurações, guia Dados e clicar em "Excluir toda a minha conta de usuário". Certifique-se de informar a senha correta e depois confirme a exclusão de sua conta.
Como faço para impedir que me encontrem com o Localizador de amigos?
Você pode escolher não ser encontrado pelo Localizador de amigos nas suasconfigurações de privacidade. Se você fizer isso, o seu perfil jamais aparecerá nas listas do Localizador de amigos de seus amigos ou contatos.
Por que recebi um e-mail da Last.fm? Será que me inscrevi e não lembro?
A Last.fm somente terá o seu endereço de e-mail se você tiver se inscrito em uma conta de usuário no site ou em outro dispositivo (Xbox, aplicativo móvel, dispositivo eletrônico de consumo pessoal). Se não quiser receber mais e-mails de nós, marque a opção configurações de notificação para desativar as notificações de e-mail.

Perfil do Usuário

Posso importar todas as faixas de meu Mídia Player (tocador) quando estiver criando um novo perfil na Last.fm?
Sim, quando estiver criando um novo perfil na Last.fm, é possível importar as faixas do iTunes, Windows Media Player ou Winamp, usando-se o software da Last.fm.

Ao instalar o software da Last.fm em seu computador, preencha os seus dados de usuário e siga as instruções quando este lhe perguntar de deseja importar o histórico de dados. Feito isso, suas faixas serão automaticamente enviadas ao seu perfil.

Note que isso só pode ser feito apenas uma vez em cada um dos Mídia Players ao quais fornecemos suporte e apenas para novos usuários. O recurso não funciona se você reiniciar o seu perfil.
O que é a biblioteca, e como adiciono itens a ela?
A biblioteca funciona como uma coleção de músicas pessoais na Last.fm – nela, você pode ver e gerenciar todos os artistas, álbuns e faixas que adicionou ao seu perfil, bem como suas faixas preferidas, todas as listas que criou e todas as tags que você usou.

Como faço para adicionar um item à minha biblioteca?
Os itens são adicionados automaticamente à biblioteca quando você fez o scrobble de uma faixa, marca o item como favorito, adiciona uma tag a ele ou o inclui em alguma de suas listas. Você também pode adicionar os itens manualmente, clicando no botão "+" nas páginas de artistas, álbuns ou faixas em qualquer local do site que tenha esse botão.

Você não precisa clicar no botão "+" nas páginas de artistas, álbuns ou faixas para adicionar as músicas que ouvir: se você ouvir uma música e fizer o scrobble dela, ela será automaticamente incluída na biblioteca.
Como posso apagar um artista ou uma faixa da minha Biblioteca?
Para apagar um artista ou faixa de sua Biblioteca, vá à sua Biblioteca e clique no artista ou faixa desejada.

Artista
Para apagar um artista de sua Biblioteca, passando-se o mouse sobre a imagem, você verá no canto superior direito um pequeno "x". Basta clicar no "x" e uma janela abrirá, basta confirmar a exclusão do artista (você pode cancelar a escolha também, se quiser).

Nota: Ao apagar um artista de sua Biblioteca, todas as faixas e álbuns serão excluídos do seu perfil.

Faixa
Se deseja apenas apagar uma faixa de sua Biblioteca, vá para a página de faixas do seu perfil. Em "Últimas faixas", na parte de baixo da tabela, clique em "Ver mais/Editar". Você irá para uma página assim: http://www.lastfm.com.br/user/nome_do_usuário/tracks

Ao passar o mouse sobre uma faixa, esta ficará azul. Na extrema direita, você verá um "x". Basta clicar neste "x" para apagar a faixa de sua Biblioteca. Uma janela abrirá pedindo a confirmação da exclusão da faixa.

Nota: A faixa será apagada bem como todas as execuções desta faixa.
Como posso apagar um artista ou uma faixa das minhas tabelas?
Para apagar um artista ou uma faixa das suas tabelas, basta removê-los de sua Biblioteca. Para remover um artista ou uma faixa de sua Biblioteca basta ler este item.
Minhas faixas e tabelas recentes não atualizam mais. O que devo fazer?
Se elas não estiverem atualizando, as músicas que você tem ouvido não estão sendo incluídas no scrobble. Consulte a seção Perguntas frequentes e os tópicos do fórum para obter mais ajuda com problemas de scrobbling!

Veja aqui outras dicas rápidas:

Usando o Scrobbler da Last.fm (players de software)?
Verifique se você ativou a opção de scrobbling no Scrobbler Se ele declara que fez o scrobble de suas faixas, mas elas não são enviadas ao seu perfil, verifique se elas aparecem na guia Scrobbling da caixa de diálogo Diagnóstico (menu Ajuda). Se elas aparecem lá, e o status do servidor for “Erro: Não foi possível conectar ao servidor”, vá para o menu Conta e clique em seu nome de usuário – isso forçará uma reconexão com o servidor, e as suas faixas deverão então ser enviadas.

Ouvindo no site da Last.fm (player)?
Caso você esteja ouvindo uma estação no site da Last.fm e as faixas não estiverem sendo adicionadas ao seu perfil, certifique-se de que ainda esteja conectado ao site com seu nome de usuário e de que o scrobbling esteja ativado no player – se o problema persistir, interrompa o áudio, recarregue a página e tente executá-lo novamente. Se ainda assim você tiver problemas com o scrobbling, saia do site, faça login novamente (se necessário, limpe os cookies do navegador) e tente fazer um novo scrobble das faixas.
Os horários ao lado das faixas em Últimas faixas estão errados, como faço para consertá-los?
Se as suas faixas estão com o horário errado, verifique se seu fuso horário está definido corretamente. Basta acessar Configurações, ou em Configurações logo acima de Últimas faixas no seu perfil.

Se as faixas aparecem com horário futuro ou passado, significa que as faixas estão sendo scrobbladas com o registro de horário incorretos.

Verifique se a hora, o dia, o mês, o ano e as configurações de fuso horário do seu computador estão corretos. Também verifique, se for usuário de Windows, se seu computador não está automaticamente ajustado para acompanhar as mudanças de Horário de Verão e corrija as configurações se necessário. Não se esqueça de de reiniciar os software toda vez que fizer alguma alteração nas configurações.
Como adicionar e apagar amigos?
Para adicionar um usuário como amigo vá à respectiva página de perfil e clique em "Adicionar" logo abaixo da imagem (avatar). O usuário receberá uma mensagem sobre o seu pedido de amizade e ele será adicionado à sua lista de amigos assim que aceitar o seu pedido.

Você pode ver os usuários que solicitaram sua amizade em Caixa de Entrada guia Pedidos de Amizade. Basta aceitar or ignorar o pedido.

Para apagar um usuário da sua lista de amigos vá a sua página de Amigos. Ao passar o mouse sobre a imagem você verá um pequeno "x" à direita, basta clicar nele e depois confirme a exclusão do amigo. O amigo não é notificado sobre a exclusão.
Como posso adicionar e remover faixas preferidas?
Como marcar uma faixa como preferida?
Simplesmente clique no botão "Preferidas" no player quando estiver ouvindo a faixa no site, utilize o botão do coração na página da faixa ou use o botão da engrenagem Multi-button ao lado da faixa que estiver em qualquer lista no site (você não precisa estar ouvindo a música naquele momento!).

Também é possível marcar faixas com o botão "Preferidas" no Scrobbler da Last.fm quando estiver ouvindo a faixa.

Como remover uma faixa das minhas preferidas?
Para remover uma determinada faixa da sua lista de preferidas no site, basta selecionar "Remover das preferidas" no multibotão Multi-button ao lado do nome da faixa em qualquer listagem do site. Você verá que a faixa não mais aparecerá como favorita.

No Scrobbler da Last.fm, basta clicar em Meu Perfil > "Últimas incluídas como preferidas" e com o botão direito do mouse, clicar sobre a faixa e selecionar "Remover de minhas faixas preferidas".

Onde posso ver todas minhas faixas favoritas? Você pode ver a lista completa de todas as suas faixas favoritas na seção “Faixas favoritas” na página de seu perfil, onde poderá editá-las conforme descrito acima.

Também é possível ver e editar as dez últimas faixas favoritas no Scrobbler da Last.fm  – basta expandir a lista “Últimas faixas favoritas” na barra lateral em “Meu perfil musical” no lado esquerdo da janela.

Como faço para adicionar e remover tags?
Você pode adicionar e remover tags por meio dos botões azuis “Adicionar tags” ou dos botões múltiplos Multi-button (aqueles com a pequena engrenagem) sempre que estes estiverem no site, por exemplo, nas páginas de artista ou de faixas ou em qualquer lista se você arrastar o cursor do mouse sobre o nome da faixa ou do artista.

Como posso adicionar tags no site?
Clique no botão azul “Adicionar tags” ao lado do item ao qual deseja adicionar a tag, ou clique no botão e selecione “Adicionar tags” no menu suspenso – você pode adicionar sua tag (ou várias outras, tantas quanto quiser) na caixa de diálogo que será exibida.

Como posso remover as tags?
Para remover uma tag de um item, aja da mesma maneira como fez para adicioná-las – simplesmente remova a tag do campo de texto da caixa de diálogo “Adicionar tags” e salve as alterações.

Como posso editar minhas tags no software da Last.fm?
Para adicionar uma tag a um item ou excluí-la de um item, acesse o software Last.fm, use o botão “Tag” do menu durante a execução de uma faixa e selecione o artista, o álbum ou a faixa à qual deseja adicionar a tag (ou removê-la).

Onde posso ver e editar todos os meus conjuntos de tags ou as tags individuais?
Você encontrará todas as tags que utilizou em Biblioteca > Tags, onde poderá facilmente editá-las por meios do botão múltiplo na lista de tags, conforme descrito acima.

Como posso excluir todos os meus conjuntos de tags ou as tags individuais?
Para excluir todas as tags em uma única operação, vá para a sua página de configurações de dados e apague os dados das tags. Lembre-se de que a exclusão de tags pessoais não poderá ser desfeita.
Como faço para remover um item da minha lista?
Caso tenha criado alguma lista, você poderá vê-la e gerenciá-la em sua biblioteca. Vá para o seu perfil e clique no link “Listas” na parte superior da página, à direita de seu avatar; isto o levará diretamente à guia “Listas” em sua biblioteca. A partir dali, clique no nome da sua lista.

Você verá os detalhes da sua lista na próxima página, incluindo todas as faixas que adicionou à lista. Mova o cursor do mouse sobre uma faixa e você verá um pequeno ícone “x” à direita; se clicar nele, você poderá excluir a faixa de sua lista.

Caso queira excluir toda a lista, você também poderá fazê-lo nesta página.
Como posso escolher quem vê meu feed de atividades recentes?
Em Configurações na guia Privacidade pode-se escolher em Atividades Recentes: Qualquer pessoa, Somente amigos e vizinhos, Somente amigos ou Ninguém.

Primeiramente você é o único usuário que pode ver seu feed de atividades. Você tem duas semanas a partir do primeiro dia de visualização dos feeds para alterar suas configurações em Privacidade antes que alguém veja seus feeds.

Você também tem 30 (trinta) minutos, a partir do momento em que alguma atividade foi feita, para apagar o respectivo feed. Depois disso não será possível apagá-lo.
Minha caixa de mensagens sumiu do meu perfil, como faço para recuperá-la?
Em Configurações do site, desmarque a caixa de seleção ao lado de “Desativar caixa de mensagens na página do meu perfil”; isso deverá colocar a caixa de mensagens de volta na página do seu perfil.
Os artistas que adicionei à minha biblioteca não tocarão na estação da minha biblioteca?
Não - embora a atribuição de tags aos artistas faça com que eles sejam adicionados à sua biblioteca, isso não os adiciona à estação da biblioteca. Para isso, você precisa primeiro adicioná-los manualmente (por exemplo, com o botão + nas páginas de artistas) e, depois, atribuir tags a eles.

Observe também que, para reproduzir um artista na sua estação, é necessário que o artista em questão tenha um conteúdo de transmissão. Para obter mais informações, consulte esta pergunta.
Como faço para usar minhas faixas favoritas, listas e tags pessoais exportadas?
Exportar suas faixas favoritas, listas e tags pessoais a partir da biblioteca permite que você use essas listas com aplicativos e serviços externos.

XSPF (XML Shareable Playlist Format) é usado por muitos programas e sites. Veja a Lista de aplicativos XSPF e visite os sites individuais para obter detalhes sobre como carregar e ouvir sua lista.  

Media players que oferecem suporte a XSPF:  

Se as suas faixas estiverem disponíveis localmente, você pode importar a lista XSPF diretamente para os seguintes media players:  

  • iTunes (PC/Mac), vá para Arquivo > Biblioteca > Importar lista, navegue até a localização do XPSF.
  • Windows Media Player: Você pode abrir o XSPF no VLC e, depois, salvar o XSPF em um formato aceito no Windows Media Player, por exemplo, .asx/.wax/.m3u etc. Em seguida, abra o arquivo no WMP.
  • Amarok (Unix)
  • VLC (PC, Mac, Linux)

  • Os seguintes media players oferecem suporte a arquivos XSPF após a instalação de um plugin:  

  • Plugin Winamp que permite importação de XSPF (XML Sharable Playlist Format) (Plext)
  • Plugin Foobar que permite importação/exportação de arquivos XSPF

  • Exportar como TSV (Tab Separated Values) oferece uma maneira simples de importar as listas de faixas para um programa de planilha como Microsoft Excel ou OpenOffice.
    Como encontro meus conhecidos na Last.fm?
    Use o Localizador de amigos para pesquisar nos seus contatos do Facebook, Google e Yahoo e para procurar pessoas que você já conhece na sua rede de amigos da Last.fm.

    Existe também um botão nesta página para ajudá-lo a tuitar seu perfil para os seus seguidores no Twitter, de modo que eles possam encontrá-los.

    Assinatura

    Quais são as vantagens de eu me tornar assinante?
    Os benefícios da assinatura Last.fm estão descritos na Página de assinaturas.
    Quais os tipos de assinatura disponíveis?
    Oferecemos pagamentos de assinaturas mensais renováveis, bem como pagamento único para um mês.

    Você pode escolher dentre esses dois tipos de assinatura na Página de assinatura – selecione “Assinatura renovável” para comprar uma assinatura renovável, cuja atualização será feita automaticamente todo mês, ou “Assinatura única”, caso deseje pagar apenas uma vez por mês.

    Os dois tipos de assinatura são para o mesmo pacote, leia mais sobre os benefícios aqui.
    Que métodos de pagamento são aceitos?
    As assinaturas podem ser compradas on-line por meio do PayPal, que é um processador de pagamentos seguro e muito reconhecido. Você pode usar o seu cartão de crédito com o PayPal mesmo que não tenha uma conta PayPal.

    Para comprar uma assinatura, vá para a Página de assinatura e siga as etapas indicadas.

    Por enquanto, não são aceitos outros métodos de pagamento.
    Se eu não tiver uma conta no PayPal, posso pagar a assinatura com cartão de crédito?
    Sim, você pode comprar uma assinatura pré-paga com seu cartão de crédito através do PayPal, mesmo que não tenha uma conta, desde que este serviço esteja disponível para o seu país. Esta opção não está disponível para assinaturas mensais renováveis.

    Para fazer isso, preencha o formulário de assinatura pré-paga na página de assinaturas e clique em “Comprar agora”. Você será redirecionado para o PayPal; na primeira página, procure a mensagem “Don’t have a PayPal account? – Use your credit card or bank account (where available)” (verifique quais serviços PayPal estão disponíveis em seu país aqui) e clique em “Continue” e, em seguida, siga o procedimento de pagamento descrito pelo PayPal.
    Acabei de me inscrever no site, mas parece que isso não deu certo. O que devo fazer?
    Aguarde 24 horas antes de se preocupar. Se nada acontecer após esse tempo, acesse Área de suporte.

    Uma vez lá, apresente sua mensagem como uma questão relacionada à Assinatura paga e inclua uma cópia de seu recibo, enfatizando claramente seu nome de usuário e a quantia que lhe foi cobrada.
    Posso aumentar minha assinatura atual sem precisar esperar que ela expire?
    Sim, você pode mudar a qualquer hora a sua assinatura atual por outra de pagamento único.

    Ao fazer isso, você adiciona mais dias à sua assinatura; por exemplo, se você tem uma assinatura de um mês, pode comprar outra para três meses, os quais serão adicionados ao mês atual, totalizando quatro meses de assinatura.

    Você não pode adicionar uma assinatura renovável a uma assinatura ativa já paga e não pode ter uma assinatura paga válida junto com uma assinatura mensal válida.
    Posso comprar uma assinatura para outro usuário?
    Sim, vá para a página de assinaturas, digite o nome de usuário do seu amigo e clique no botão “Comprar assinatura para um amigo”.

    Se a assinatura for processada com sucesso, você será notificado e seu amigo também receberá uma notificação sobre o seu presente.

    Você pode adquirir uma assinatura pré-paga para um amigo por um período de um mês. Não é possível comprar uma assinatura mensal renovável.
    Como faço para cancelar minha assinatura mensal?
    Você pode cancelar a assinatura mensal antes da data da próxima cobrança, o que interromperá as cobranças de renovação mensal a partir da data do cancelamento.

    Para fazer isso, vá para a página de configurações da assinatura e clique em “Cancelar assinatura” para acessar a página de detalhes da assinatura no PayPal.

    Se preferir, acesse a sua conta no PayPal e vá para a subguia "Perfil" da guia "Minha conta". Escolha "Meu dinheiro" no menu suspenso. Na seção "Meus pagamentos pré-aprovados", clique em "Atualizar". Selecione a sua assinatura Last.fm ativa e clique em "Last.Fm Ltd.". Você será redirecionado para a página de detalhes da assinatura, onde pode cancelar a assinatura. (Consulte a Central de ajuda do PayPal para mais informações.)

    Não é possível cancelar pagamentos de assinaturas pré-pagas.
    Como posso conferir o tempo que me resta como assinante?
    Verifique a guia Assinatura na seção Preferências.
    Comprar uma assinatura me dá o direito de ouvir qualquer faixa?
    Não, nossa assinatura básica atual não permite ouvir músicas sob demanda; a assinatura básica lhe dará os benefícios descritos aqui, mas não permitirá que você execute as faixas integralmente se você não estiver autorizado a fazê-lo como não-assinante.
    Eu sou assinante, então por que estou vendo propagandas nos vídeos?
    Se você for um assinante, não mostraremos nossos próprios anúncios da Last.fm, mas não poderemos remover os anúncios publicados pelos parceiros de vídeo. Desse modo, ao assistir vídeos na Last.fm, inclusive aqueles apresentados no Music Player, você ainda verá algumas propagandas ali.

    Isso acontece porque nossos parceiros de vídeo incluem seus próprios anúncios para cobrir os custos de exibição, que não são pagos pela assinatura da Last.fm.
    Por que não consigo ouvir a rádio no meu aplicativo?
    Após 28 de abril de 2014 a rádio Last.fm não esteve mais disponível em nenhum aplicativo ou dispositivo. Para mais informações, consulte nossos anúncios.

    Ouvir músicas na Last.fm

    Quais são as maneiras de ouvir música na Last.fm?
    Existem várias maneiras de ouvir músicas na Last.fm: com o player da Last.fm, sob demanda por meio do Spotify e diretamente dos artistas ou gravadoras.

    Player da Last.fmr
    O player de músicas da Last.fm está disponível a todos os usuários ao redor do mundo na página Ouvir. Com esse player, você pode ouvir as estações da Last.fm tais como artistas parecidos, tags, recomendações de bibliotecas - uma infindável variedade de transmissões de faixas, de acordo com o seu interesse. Para obter uma visão geral simples dos diferentes tipos de estação, consulte aqui.

    Existem, por exemplo, estações de artistas como “Radiohead e parecidos” ou estações de tags globais como “Rock”, que tocarão músicas associadas ao artista ou tag (por exemplo, um gênero) que você escolher. Você pode simplesmente sintonizar em uma estação na página Ouvir ou clicar nos botões das estações quando os vir no site e ouvir as estações que lhe pareçam interessantes .

    Caso tenha um perfil de usuário, use a Biblioteca, que consiste basicamente nas músicas que você ouviu e adicionou ao seu perfil, e ouça todas essas músicas na estação Biblioteca pessoal.

    Reprodução no Spotify
    Se estiver em um território onde o Spotify está disponível, você verá botões para execução do Spotify na Last.fm, que lhe permitirão ouvir músicas sob demanda no Spotify enquanto navega no site Last.fm. Para usar esse recurso, é necessário ser registrado no Spotify.

    Links de parceiros
    Nas páginas de faixas, você verá links de serviços como Rdio, Deezer ou Simfy, dependendo de qual estiver disponível na sua região. Tais links permitem que você ouça a faixa no serviço disponível.

    Diretamente dos artistas e gravadoras
    Muitos artistas e gravadoras que usam a Last.fm disponibilizam suas músicas para execução como amostras completas ou até mesmo como downloads gratuitos.

    Quando uma faixa está disponível integralmente, é possível reproduzi-la no player da página de faixas.

    Quando uma faixa estiver disponível como download gratuito, ela estará marcada como tal, e você pode baixá-la por meio do link “download gratuito” exibido ao lado do nome ou pela página da faixa. Você pode buscar essas faixas por gênero em nossa página de download de músicas gratuitas.
    Quais são os diferentes tipos de estação?
    1) Biblioteca: a estação da sua biblioteca executa todas as faixas que você adicionou ao seu perfil ou as faixas de artistas que você adicionou à sua biblioteca. Você pode ouvir a estação da sua Biblioteca ou as estações de outros usuários.

    2) Recomendações: a estação de recomendações é uma estação pessoal criada especialmente para você, que lhe permite ouvir os artistas recomendados pela Last.fm. Para ver e gerenciar suas recomendações, clique aqui.

    3) Tags globais: as estações de tags globais executam todos os itens aos quais qualquer usuário tenha adicionado uma tag específica.

    4) Artistas parecidos: a estação de artistas parecidos executa músicas com estilo parecido com o de outro artista. Os artistas parecidos são criados automaticamente com base nos hábitos musicais de nossos usuários; consulte também: Como são calculados os artistas parecidos? Essas estações não são apoiadas por nenhum artista específico.

    5) Vizinhos: as estações de vizinhos executam músicas de seus vizinhos ou dos vizinhos de outros usuários.

    6) Grupos: a estação de membros de grupo executa músicas baseadas nas bibliotecas dos membros do grupo. 7) Mix:as faixas que você ouve na estação Mix foram escolhidas de três maneiras: algumas são faixas novinhas recomendadas a você; outras são faixas nais quais você ainda não fez scrobble, de artistas que você já conhece; o resto são simplesmente as faixas que você já conhece. Para mais informações, leia este post (em inglês).

    8) Amigos: uma estação composta por faixas de bibliotecas dos seus amigos da Last.fm.
    Por que eu recebo um erro “não há conteúdo”/”não há conteúdo suficiente” quando ouço as estações na Last.fm?
    Existem diferentes razões para você receber um erro “não há conteúdo” ou “não há conteúdo suficiente” ao ouvir uma estação na Last.fm:

    A estação precisa ter um conteúdo que possa ser executado; por exemplo, um artista precisa ter artistas parecidos; da mesma forma, uma biblioteca de usuário precisa ter pelo menos 15 artistas diferentes para a que sua estação possa ser reproduzida. Por fim, a faixa desses artistas precisa ter um conteúdo real a fim de que possamos reproduzi-la para você:

    Se você ouve o player de músicas da Last.fm, esse dispositivo reproduzirá as faixas que têm links de vídeos do YouTube a ela associados. Se não houver vídeos suficientes vinculados às faixas de artistas parecidos de um artista, aquela estação de artistas parecidos não poderá se reproduzida.
    (Você pode adicionar vídeos do YouTube às faixas que ainda não tiverem vídeo. Com isso, você nos ajudará a melhorar a experiência de ouvinte de todos os usuários da Last.fm!)

    Desse modo, verifique se a estação que você está ouvindo possui conteúdo suficiente – pelo menos 45 faixas, de 15 artistas diferentes.

    Caso seja a sua própria estação a gerar o erro (por exemplo, sua biblioteca ou Mix), adicione mais faixas a ela para que o conteúdo não esgote muito rapidamente.
    Por que algumas músicas têm ouvintes, mas eu não posso executá-las na Last.fm?
    Se você se deparar com faixas ou mesmo artistas na Last.fm aos quais não pode ouvir, significa que eles não estão disponíveis para execução. No entanto, se tais faixas tiverem outros ouvintes, é porque esses usuários fizeram scrobble de seus próprios arquivos de música com os media players de seus computadores.

    Quando você faz scrobble de suas músicas, as informações sobre artistas, álbuns e faixas são enviadas à Last.fm e, com base nelas, são geradas muitas estatísticas, como as tabelas de faixas de um artista ou de principais ouvintes. Leia mais sobre isso na seção de Perguntas freqüentes “O que é scrobbling?”.
    Eu bani acidentalmente uma faixa de minha estação - posso desfazer essa ação?
    Sim, vá para a Página de faixas banidas e procure a faixa cujo banimento você deseja cancelar. Clique no botão de engrenagem Multi-button da faixa e selecione “Cancelar banimento” no menu suspenso.
    Posso criar uma estação baseada em diferentes artistas ou tags?
    Sim, na página Ouvir é possível criar uma estação combinada com vários artistas ou com várias tags. Você pode adicionar até três artistas ou três tags a uma estação, escolhendo dentre os artistas e tags selecionadas para você de acordo com o seu gosto musical.

    Multi-artistas é uma estação que combina “artistas parecidos” e que tocará músicas parecidas com as de QUALQUER artista que você escolher. Ela lhe permitirá criar estações mais abrangentes e de conteúdo mais variado.

    Multi-tags é uma estação combinada de “tags globais”, que só tocará as músicas que corresponderem a TODAS as tags que você escolher. Desse modo, se você escolher ‘60s’ e ‘rock’, ela só tocará rock dos anos 60.
    O player de músicas do site não funciona para mim. O que devo fazer?
    • O player não aparece no site.
    • Ele não sintoniza em nenhuma estação. Aparece a mensagem " Aguarde enquanto a estação é carregada..." mas nada acontece.
    • A estação toca, mas o player está vazio ou não mostra nenhuma informação; a página parece travada.
    • O player começa a carregar no buffer, mas logo aparece uma mensagem de erro “Ops! Erro ao conectar” ou “Ops, ocorreu um erro ao iniciar esta estação. Por favor, tente novamente.”.

    Se você tiver alguns dos problemas descritos acima, experimente as seguintes dicas de solução de problemas:

    • Certifique-se de que você tenha a última versão do flash instalada. Baixe a versão no site da Adobe.
    • Você precisa ter o JavaScript habilitado para que a página do player funcione adequadamente.
    • Você precisa aceitar cookies de terceiros para habilitar os anúncios na página, caso contrário o seu player poderá ser bloqueado.
    • Se você usa Adblock Plus, NoScript, Flashblock ou qualquer outra extensão de bloqueio de anúncios ou de flash, experimente desativá-las. Quando adicionar extensões, adicione-as para www.last.fm (ou www.lastfm.pt etc. caso esteja usando um de nossos sites internacionais) e para www.youtube.com, já que o player reproduz vídeos do YouTube.
    • Se você verificou as opções acima e ainda tem problemas para usar o player no site, limpe o cache do navegador e dos cookies, conecte-se novamente e experimente executar outra estação.
    • Caso esteja com problemas permanentes de conexão, verifique as configurações de segurança do computador, do firewall e do roteador (bem como de todas os itens que poderiam afetar a conexão) e verifique se a placa de som está configurada corretamente e se não está sendo usada por outro programa.
    Onde a rádio Last.fm está disponível?
    Desde 28 de abril de 2014 a rádio Last.fm não está mais disponível. Para mais informações, consulte nossos anúncios.

    Páginas de Artistas

    É possível corrigir uma grafia incorreta de nomes de artistas ou faixas?
    Sim, agora a Last.fm pode corrigir automaticamente erros de ortografia comuns em nomes de artistas e faixas. Existe uma nova opção “Correção de ortografia” em Configurações do site que, quando ativada, corrige automaticamente a ortografia de sua biblioteca, tabelas e no Scrobbler da Last.fm.

    Leia mais sobre o sistema de correção automática aqui no blog (em inglês).

    (Observe que os artistas, faixas e execuções cujos nomes são grafados de maneira diferente estarão juntos na biblioteca, no entanto as diferentes páginas associadas a eles ainda não poderão ser unificadas.)

    O que devo fazer se detectar uma correção inadequada em algum lugar?
    Se você se deparar com alguma correção ortográfica que acredite estar errada, envie-nos um feedback por meio da opção “Sinalizar este” nas barras azul “Redirecionado de:” e amarela “Você quis dizer:” exibidas na arte superior das páginas corrigidas ou, se não houver barras azuis ou amarelas, você poderá sempre usar o link “Sugerir correção” na caixa azul "está escrito errado?", no lado direito das páginas de artistas e de faixas. Você também pode utilizar o mesmo link se quiser sugerir outras correções.

    Note que quando enviar uma nova sugestão ou ao votar em uma autocorreção já existente, você não verá as modificações imediatamente. Autocorreções são atualizadas semanalmente e o sistema não depende somente dos votos (ou somente scrobbles ou somente fingerprints), e sim é uma combinação de muitos fatores diferentes (scrobbles, votos, Musicbrainz/Discogs, etc.).

    E o que fazer com o uso incorreto de maiúsculas/minúsculas?
    Se o nome de um artista ou faixa usar incorretamente maiúsculas ou minúsculas, em muitos casos é possível alterar a forma de um nome (por exemplo, de “COLDPLAY” para “Coldplay”). Consulte este tópico do fórum para obter mais informações e postar ali seus pedidos de mudança.
    E artistas com o mesmo nome?
    Não é possível fazer a desambiguação de diferentes artistas que compartilham o mesmo nome, infelizmente por enquanto eles terão que dividir o mesmo perfil na Last.fm.

    Por favor, note que qualquer artista com nome válido tem o mesmo direito de aparecer na mesma página de perfil, bem como suas músicas, fotos, descrição ou qualquer outra informação.
    Não é permitido remover a descrição das wikis e excluir imagens. De acordo com o sistema de votação, os usuários deverão escolher qual imagem deve ser a principal.
    É possível unir diferentes perfis do mesmo artista em um único perfil?
    Por enquanto, não é possível diferenciar artistas homônimos. Se um artista compartilha o mesmo nome com pelo menos um outro artista, eles terão de compartilhar o mesmo perfil de artista na Last.fm.

    Observe que todos os artistas homônimos válidos têm o mesmo direito de aparecer neste perfil compartilhado, bem como suas músicas, imagens, descrições ou quaisquer outras informações.
    Por exemplo, não é permitido remover as descrições dos artistas da página (para obter mais informações sobre como deve ser exibida uma página wiki de artistas homônimos, consulte esta seção de Perguntas freqüentes). Além disso, não será permitido usar a imagem oficial de um artista quando houver imagens de outros artistas; neste caso, os usuários poderão votar e decidir qual dos artistas terá direito à imagem "principal".
    O que são tags?
    Tags são palavras-chave ou rótulos usados para classificar músicas – artistas, álbuns ou faixas. São apenas breves descrições.

    Você pode adicionar quantas tags quiser a qualquer faixa, álbum ou artista. As tags oferecem uma maneira excelente de rotular itens por gênero musical ('rock', 'electropop', 'bossa nova', e assim por diante), mas as possibilidades são infinitas.

    O que devo fazer se vejo uma tag que não é apropriada a determinada música?
    Nas páginas de músicas, as tags que você vê representam a visão geral da maioria dos ouvintes da Last.fm sobre aquele artista.

    Como as tags representam opiniões, não é possível remover a opinião de outra pessoa sobre determinado artista.

    O máximo que você pode fazer é adicionar ao artista, faixa ou música a tag que melhor os identifique e, à medida que mais pessoas usarem aquela tag, ela terá prioridade sobre as tags menos usadas.
    Como são calculados os artistas parecidos?
    A lista de artistas considerados "parecidos" é criada automaticamente pelo Audioscrobbler da Last.fm e se baseia nos hábitos musicais dos ouvintes: se muitos usuários ouvem o artista X, mas também Y e Z, os artistas Y e Z se tornarão similares a X.
    Com que freqüência são atualizados os números de execuções e as tabelas nas páginas de artistas?
    As tabelas e números de execuções de um artista (bem como das páginas de faixas e álbuns) são atualizados uma vez por semana, e você poderá consultar as novas estatísticas no início de cada semana.
    Como faço para adicionar um vídeo a uma faixa?
    Atualmente, já importamos automaticamente muitos vídeos do YouTube. Se um vídeo não estiver disponível, você poderá adicionar um vídeo do YouTube utilizando o link na página da faixa:

    Ainda não temos um vídeo para esta faixa.
    Adicionar um vídeo

    Como faço para remover um vídeo do YouTube carregado por engano?
    Se você detectar um vídeo do YouTube carregado por engano, sinalize-o por meio do link “Sinalizar como incorreto” logo abaixo do vídeo. Serão necessários vários avisos (de diferentes usuários) para que o vídeo seja excluído.
    Como são escolhidas as imagens de um artista?
    As imagens de artistas são carregadas ou pelos próprios artistas, ou por suas gravadoras, ou por vocês, usuários.

    Para carregar imagens de um determinado artista, basta ir até a página do artista, clicar no menu "Imagens" e selecionar a opção apropriada para carregar a imagem.
    Uma vez carregada a imagem, ela aparecerá no final da lista das imagens disponíveis para aquele artista. Imagens oficiais carregadas por um artista ou gravadora terão prioridade sobre imagens carregadas por usuários. Para que sua imagem vá para o início da lista, ela precisará receber votos positivos.

    Caso considere uma imagem equivocada ou inadequada, você poderá sinalizá-la. Feito isso, o moderador poderá excluir a imagem se esta for equivocada, inadequada ou de mau gosto.

    Posso carregar capas de álbuns no site da Last.fm?
    A maioria das capas são adicionadas pelas gravadoras e pelos próprios artistas que disponibilizam suas músicas na Last.fm, mas se mesmo assim não houver a capa do álbum, os usuários podem carregar uma acessando-se o botão "Carregar capa" logo abaixo do espaço da imagem.

    Se você é uma gravadora ou artista e deseja fazer carregar suas prórias imagens na Last.fm, basta acessar o Music Manager. Aqui está uma seção de Perguntas Frequentes que pode lhe ajudar.

    Até que possamos fazer correções no álbum, use o álbum apropriado e não tente Consertar imagens das tags.
    Sou um novo usuário e não consigo carregar imagens de artistas e álbuns na Last.fm, o que acontece?
    A fim de evitarmos spam, novos usuários devem ter pelos menos alguns scrobbles em seu perfil antes de terem permissão para carregar imagens. Se você ainda não consegue carregar imagens, continue ouvindo mais músicas!
    Quais são as diretrizes para corrigir nomes de artistas e de faixas?

    Para começar, consulte sempre o Musicbrainz ou o Discogs antes de sugerir uma alteração. Geralmente, seguimos as convenções do Musicbrainz, com pequenos ajustes onde necessário para se adequar à Last.fm. No entanto, a documentação destes serviços é vasta e dispersa, por isso fizemos abaixo um resumo dos principais pontos. Um princípio muito importante consiste na intenção do artista, ou seja, respeite sempre o desejo do artista (consulte o Musicbrainz ArtistIntent).

    O objetivo geral é melhorar a experiência do usuário da Last.fm e facilitar a localização do conteúdo correto, e não necessariamente estar 100% certo em termos de discografia.

    Artistas

    • Utilize o mesmo nome e grafia usados nos materiais do artista.
    • Se o nome do artista não estiver consistente entre os materiais, ou se o artista mudou o próprio nome, opte pelo nome usado com mais frequência (em caso de dúvida, consulte a contagem do ouvinte). Por exemplo, associe:
      • Kylie -> Kylie Minogue
      • Tupac -> 2Pac
      • Motorhead -> Motörhead
      • Eddie Fowlkes -> Eddie "Flashin" Fowlkes
      • Yaz -> Yazoo
      • Walter Carlos -> Wendy Carlos
      • J.S. Bach -> Johann Sebastian Bach
    • Se um artista usar deliberadamente diferentes apelidos em diferentes lançamentos, não faça a associação entre eles. Por exemplo, não associe:
      • Polygon Window -> Aphex Twin
      • Voodoo Child -> Moby
    • Opte pela grafia no idioma e conjunto de caracteres do próprio artista (se aplicável). Por exemplo, associe:
      • Bjork -> Björk
      • Ryuichi Sakamoto -> 坂本龍一
    • Antes de fazer a associação do nome de um artista, certifique-se de que não exista outro artista com o mesmo nome. Por exemplo, não associe:
      • Pink -> P!nk
      • Mum -> Múm
    • The e outros artigos (Os, As) devem estar sempre posicionados antes do nome, e não depois. Por exemplo, associe::
      • Beatles, The -> The Beatles
      • Mutantes, Os -> Os Mutantes
    • Mas não adicione The ou outros artigos se o artista não costumar usá-los, por exemplo, não associe:
      • Pet Shop Boys -> The Pet Shop Boys
    • Nomes reais devem ser escritos com o sobrenome no final. Por exemplo, associe:
      • Spears, Britney -> Britney Spears
    • Um nome de artista só deverá ser considerado válido se tiver sido incluído em um lançamento do artista. Jamais associe a um nome de artista para o qual não exista nenhum tipo de material lançado.
    • Nos casos em que mais de um artista colaborarem em uma faixa ou lançamento, eles serão geralmente associados a palavras como feat., &, vs, / etc. Somente opte por estes tipos de nomes de artista se existir um lançamento completo sob o nome associado e se for óbvio pelos créditos que não se trata apenas de uma participação especial. Exemplos: No entanto, como a linha que distingue colaboração de participação especial é um tanto vaga, se estiver em dúvida, prefira associar ao nome mais usado nos créditos do artista, por exemplo.
    • Documentação relevante sobre o Musicbrainz

    Faixas

    • Utilize o mesmo nome e grafia usados nos lançamentos do artista.
    • Se o nome não estiver consistente entre os lançamentos, associe com a versão mais completa do nome. Se este não for o caso, associe à variação utilizada com mais frequência (consulte a contagem de ouvintes). Por exemplo, associe:
      • The Rolling Stones - Satisfaction -> The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction
    • Opte pela grafia no idioma e conjunto de caracteres do próprio artista (se aplicável). Por exemplo, associe:
      • Sigur Rós - Vidrar vel til loftarasa -> Sigur Rós - Viðrar vel til loftárása
    • Use as regras de maiúsculas/minúsculas padrão para o idioma do título.
    • No caso de remixes ou versões diferentes da original, digite o nome da versão da mesma maneira como ele aparece no lançamento, entre parênteses depois do nome. Por exemplo:
      • The Postal Service - Nothing Better (Styrofoam Remix)
    • Nas versões originais, não use (Original Mix), (Original Version), (Versão Original) etc como parte do nome da faixa. Por exemplo:
      • Daft Punk - Revolution 909 (Original Mix) -> Daft Punk - Revolution 909
    • Para colaborações em faixas, ou seja, onde não exista um lançamento completo como colaboração, inclua o nome do artista convidado entre parênteses após o nome da faixa, se houver crédito ao artista no lançamento. Por exemplo:
      • Method Man - Dangerous Grounds (feat. Streetlife)
    • Corrija os enganos mais comuns. Por exemplo:
      • The Who - Teenage Wasteland -> The Who - Baba O'Riley
      • Kraftwerk - Popcorn -> M & H Band - Popcorn
    • No caso de peças clássicas, o compositor será o artista correto, não o executor. Por exemplo:
      • Orquestra Sinfônica de Londres - Hallelujah -> Georg Friedrich Händel - Hallelujah
    • Faixas sem títulos não devem ser associadas (mapeadas de/para). Por enquanto, ainda não existe uma maneira de especificar a faixa sem título à qual nos referimos.
    • Documentação relevante do Musicbrainz

    Geral

    Quais são as regras para carregar imagens no site? Como posso reportar que uma imagem viola as regras?
    De modo geral, você deve certificar-se de que todo o material que carregar no site esteja de acordo com nossos Termos de uso e com as Diretrizes da comunidade.

    Se você vir uma imagem que viole uma dessas regras, use a opção “Sinalizar como abuso” na página da imagem para indicá-la para revisão e explique o que há de errado na imagem.

    As regras abaixo se aplicam ao carregamento de imagens de artistas e são exibidas em todas as páginas de carregamento de imagens:

  • As imagens devem ser imagens reais do artista. No caso de bandas ou “grupos virtuais” que aparecem em filmes/programas de TV, os “personagens” precisam ser identificados.
  • Capas de álbuns, logotipos e outras representações não são recomendadas. Caso não existam imagens reais disponíveis para um artista, use logotipos no lugar delas.
  • Não use imagens que ridicularizem ou que deponham contra o artista. Da mesma forma, recomenda-se que as imagens não contenham cenas de nudez ou de sexo explícito.

  • Estas são as diretrizes para capas de álbuns.

  • A imagem deve ser a capa real deste álbum (de preferência com pelo menos 300 x 300 pixels).
  • Se este álbum tiver várias capas diferentes, veja se é possível diferenciar as imagens pelas datas de lançamento.
  • Se essa solução não ajudar, carregue a imagem do álbum mais conhecido (mais facilmente identificável ou mais popular).
    No caso de imagens de gravadoras, considere o seguinte:

  • O logotipo deve ser o logo verdadeiro da gravadora, de preferência em um fundo branco.
  • Caso a gravadora tenha vários logotipos (ou tenha feito várias mudanças no logotipo ao longo do tempo), use a versão atual.
  • Posso adicionar novos álbuns à Last.fm ou editar os álbuns existentes (por exemplo, suas listas de faixas)?
    Em geral, os álbuns são adicionados por gravadoras e artistas que querem divulgar suas músicas na Last.fm. Muitos álbuns são automaticamente importados de gravadoras com as quais estabelecemos parcerias. Além dos álbuns, também importamos as capas, listas de faixas e outros detalhes.

    Se você mesmo for um artista ou fizer parte de uma gravadora, carregue o seu material na Last.fm por meio de nosso Music Manager; ele criará automaticamente novas páginas para os artistas e atualizará as páginas existentes, incluindo as listas de faixas das músicas que você adicionar. Os materiais atualizados serão exibidos na página do seu artista. Saiba mais sobre como tudo isso funciona na seção Perguntas frequentes sobre o Music Manager (em inglês).

    Como usuário, você não pode adicionar álbuns da mesma forma que os artistas e gravadoras, o que significa que não pode adicionar novos álbuns ou editar álbuns existentes com o intuito de adicionar ou alterar listas de faixas ou outros detalhes.
    No entanto, se você fizer o scrobble de um álbum que ainda não esteja na Last.fm, será criada uma nova página para ele, onde você poderá incluir uma descrição e carregar a imagem da capa, que será exibida na sua biblioteca. Da mesma forma que as páginas dos outros álbuns, os álbuns criados por meio de scrobbling são associados como sempre às suas próprias tabelas de álbums, mas eles não aparecerão nas listas da página do artista.
    Por que a função Pesquisar Música não encontra o artista que estou procurando?
    Existem algumas restrições para nomes de artistas exibidos nos resultados da pesquisa, de modo a otimizar o processo para você.

    Existem dois índices diferentes para pesquisa de artistas:

  • A página principal de resultados de pesquisa tem requisitos pouco exigentes. Um artista precisa ter pelos menos 5 ouvintes ou ter faixas prontas para transmissão. Isto elimina mais da metade das páginas de nossos artistas, muitos dos quais foram incluídos com erros de grafias nos scrobbles.

  • Completar automaticamente - a caixa suspensa que você na barra de pesquisa do cabeçalho - tem ainda menos artistas, de modo a agilizar o máximo possível a busca. Para ser incluído neste índice, um artista precisa ter pelos menos 1000 ouvintes ou ter faixas prontas para transmissão. Este recurso pode não funcionar em caso de lentidão do sistema.
  • E as correções dos álbuns?

    No momento, não podemos corrigir a grafia das páginas dos álbuns, como fazemos com artistas e faixas. Existem várias razões para que não possamos fazer isso... ainda:

    • Precisamos primeiro da confirmação dos artistas, e estamos trabalhando nisso neste momento.
    • As faixas podem pertencer a vários álbuns, desse modo precisamos de grupos de versão.

    Nesse meio tempo, verifique se você tem as informações corretas nas tags ID3 em seus arquivos de música. Até que possamos usar correções para resolver o problema, use o álbum apropriado e não tente Consertar imagens das tags.

    Scrobbling

    O que é "scrobbling"?
    "Scrobbling" significa que quando você ouve uma música, o nome da música e do artista é enviado para a Last.fm e adicionado ao seu perfil musical.

    Assim que o registro e download do software da Last.fm forem feitos, o scrobbling das músicas pode ser feito no seu computador ou iPod. As músicas que estão sendo ouvidas também aparecerão no seu perfil para que outras pessoas vejam o que você está ouvindo.

    O "scrobbling" é feito milhões de vezes ao dia. Esses dados ajudam a Last.fm a organizar e recomendar músicas aos seus usuários; nós os usamos para criar recomendações de músicas e eventos personalizados para você, além de para muitas outras coisas.
    O que devo usar para fazer scrobble das músicas que ouço?
    Se você costuma usar o player de músicas aqui no site da Last.fm, ele fará o scrobble de todas as faixas e as enviará para o seu perfil (desde que você esteja conectado à sua conta e execute pelo menos 50% da faixa).

    Você também pode usar o software de scrobble da Last.fm para fazer scrobble do que estiver ouvindo em seu media player ou iPod. Caso precise de mais informações ou ajuda sobre o Scrobbler, consulte a categoria de perguntas freqüentes ”O Scrobbler da Last.fm”, por exemplo, para saber quais sistemas operacionais e media players são compatíveis.
    Se você tiver dúvidas ou problemas com o Scrobbler, temos um fórum de suporte que também poderá ajudá-lo.

    Que outros scrobblers eu poderei usar?
    Existem muitos plug-ins e aplicativos de outros fabricantes que permitem fazer scrobble de músicas para a Last.fm. Você os encontrará no site Build, categoria “Scrobblers”.

    Observe que, se você estiver usando aplicativos ou plug-ins de outros fabricantes para fazer scrobble de suas músicas, nós não poderemos oferecer suporte a eles. Como tais aplicativos não foram desenvolvidos por nós, em caso de dúvidas, você deverá entrar em contato com os respectivos desenvolvedores ou comunidades de usuários.
    Esta observação também se aplica aos antigos plug-ins Audioscrobbler independentes, para os quais não oferecemos mais suporte. Você é bem vindo a usá-los, mas lembre-se de que não poderemos ajudá-lo com o suporte se você tiver problemas. (P.S.: Procurando antigos plug-ins independentes? Faça o download do plug-in para o Winamp aqui, e para o Windows Media Player aqui.)
    O que acontece se eu faço o scrobble off-line e minhas faixas não são enviadas imediatamente?
    Se você estiver fazendo scrobbling off-line, o Scrobbler da Last.fm armazenará no cache as faixas que você ouvir. Para conferir isso, acesse o menu “Ajuda” e clique em “Diagnóstico”, onde você poderá ver as músicas no cache. Esses scrobbles deverão ser enviados ao seu perfil na Last.fm da próxima vez que você se conectar à Internet.

    Você tem duas semanas para enviar os scrobbles para o seu perfil na Last.fm, caso contrário, eles serão descartados. Lembre-se disso quando fizer scrobble de suas músicas no seu computador enquanto estiver off-line ou quando não sincronizar os scrobbles do iPod por um longo período de tempo.

    O Scrobbler da Last.fm

    O que é o scrobbler Last.fm?
    O software scrobbler Last.fm (também denominado "cliente") é um aplicativo desktop usado para adicionar as músicas que você ouve nos media players do seu computador; ele também permite ver mais informações sobre as músicas que você está executando e sobre as músicas que os seus amigos estão ouvindo.
    Quais são os requisitos técnicos para o uso do Scrobbler?
    Microsoft Windows
    Para usar a última versão do Scrobbler, você precisa de um PC com Windows XP ou Vista. Você pode obter a versão mais recente em nossa página de download.

    Se estiver usando a versão mais antiga do Windows, por exemplo, Windows 98 ou 2000, pedimos que atualize seu sistema operacional. Se preferir, você pode usar uma versão mais antiga do software (faça o download aqui), mas lembre-se de que, como esta versão está desatualizada, não poderemos ajudá-lo no caso de ela apresentar algum problema.

    Apple Mac OS X
    Nosso software Mac requer OS X Tiger ou Leopard (10.4.0 e posterior). Você pode fazer o download da última versão em nossa página de download.

    Se estiver usando OS X 10.3.9, você pode fazer o download da última versão do software aqui, mas lembre-se de que não poderemos fornecer suporte para essa versão mais antiga, somente para a mais nova. Infelizmente, não existem versões para OS X anteriores à 10.3.9.

    Linux
    Também oferecemos uma versão Linux do software. Você pode baixar o pacote Ubuntu Gutsy diretamente em nossa página de download, aqui.

    O software também está disponível como um tarball fonte no Subversion. Para obter mais detalhes, consulte a seção inferior de nossa página de download.
    Quais media players são compatíveis com o Scrobbler?
    Nosso software Windows funciona oficialmente com os seguintes media players:
    • WinAmp, versão 5.5x
    • Windows Media Player, versões 9, 10, 11
    • iTunes, versões 7 e 8
    • Foobar2000, versões 0.9.2, 0.9.4, 0.9.5
    Esses plug-ins são baixados e instalados automaticamente pelo software; basta ir para o menu Ferramentas > Obter plug-in... e seguir as instruções no assistente de instalação.

    Nosso software Mac funciona com iTunes. Por enquanto, não há plug-ins de player para o software Linux.
    O que devo fazer se o Scrobbler interromper o scrobbling de minhas músicas?
    Se o Scrobbler interrompeu o scrobbling de suas músicas, pode haver várias razões para isso. As mais comuns são:

    1) O Scrobbler não consegue se conectar à Internet para enviar seus scrobbles. Certifique-se de que a sua conexão com a Internet esteja funcionando corretamente e de que não exista nenhum firewall ou programa de segurança bloqueando o software.

    2) O software não consegue se conectar aos nossos servidores de envio, seja porque o servidor está inativo ou porque o software não consegue fazer handshake com o servidor. Em ambos os casos, seus scrobbles estão sendo armazenados no cache local e serão enviados tão logo a conexão com o servidor seja restabelecida. Você pode conferir isso na caixa de diálogo Diagnóstico, encontrada no menu Ajuda; na guia Scrobbling, o status do servidor de envio será "Erro: Não foi possível conectar ao servidor" e ele mostrará as faixas armazenadas no cache.
    Se os seus scrobbles estão sendo armazenados no cache por um período mais longo, experimente forçar um novo handshake com o servidor de envio, clicando no seu nome de usuário no menu Conta. Isso deverá acionar o envio das faixas armazenadas.

    3) Talvez você não tenha os plug-ins corretos instalados ou eles não estejam instalados adequadamente. Consulte esta seção de Perguntas freqüentes para saber quais os plug-ins aos quais damos suporte e como instalá-los.

    4) Se estiver usando o Windows Media Player, certifique-se de que o plug-in do scrobbling esteja ativado no media player. O WMP desativa automaticamente os plug-ins de outros fabricantes se o programa for encerrado inesperadamente.
    Para ativar novamente o plug-in, no WMP9, vá para Ferramentas > Opções > Plug-ins > Categoria "Plano de fundo"; no WMP10, vá para Ferramentas > Plug-Ins > Opções > Categoria "Plano de fundo" (WMP10) e no WMP11, vá para Em Execução > Plug-ins > Outros e marque a caixa de seleção ao lado de "Last.fm Plugin".

    5) É possível que você esteja usando uma versão desatualizada do software, do plug-in do media player ou do media player propriamente dito. Se for compatível com o seu sistema operacional, recomendamos que você atualize para as últimas versões de software, plug-in e media player.

    Se isso não solucionar o problema, siga as instruções postadas aqui.

    Se ainda estiver com problemas de scrobbling, envie-nos um e-mail de suporte com o máximo de detalhes possível:
    • Que sistema operacional você está usando?
    • Quais media players (e respectivas versões) você está usando?
    • Quais versões de software e de plug-ins de media player você instalou? Para saber os detalhes, abra o menu Ajuda > Sobre a Last.fm....
    Você sabe dizer em que ponto o processo de scrobbling falha – por exemplo, a música que você está ouvindo no seu media player aparece no player do software, a caixa de diálogo de diagnóstico informa que as suas faixas estão sendo armazenadas no cache ou não aparece nenhum tipo de mensagem de erro?
    - Use a função "Copiar para a área de transferência" na caixa de diálogo Diagnóstico para copiar e colar essas informações no e-mail de suporte que você nos enviará. Quanto mais informações você nos der, melhor será para nos ajudar a fazer com que o seu software entre novamente no scrobbling. Ajude-nos a ajudar você. :)
    O Scrobbler pede configurações de proxy, mas eu não tenho proxy! (aliás, eu nem sei o que é isso)
    Se você está tentando instalar o Scrobbler da Last.fm em seu computador e este pede seus dados de proxy, e você sabe que não há nenhum proxy, ou nem sabe do que se trata, é bem possível que algum outro programa esteja impedindo o Scrobbler de acessar a Internet para verificar seus dados de usuário.

    Não é necessário preencher os dados de proxy caso não houver, mas verifique se não há nunhum anti-vírus ou firewall impedindo o acesso do software à Internet.
    O que fazer quando eu receber a mensagem de que meu fuso horário está errado?
    Se você receber a mensagem de que seu fuso horário está errado, verifique se a hora, o dia, o mês e o ano de seu computador estão corretos.

    Verifique também se o fuso horário de seu computador está correto e, se for usuário de Windows, se este está ajustado para verificar automaticamente as mudanças de Horário de Verão. Não se esqueça de reiniciar o Scrobbler toda vez que fizer alguma alteração em suas configurações.
    O que é o fingerprinting?
    Fingerprinting é uma técnica de análise do áudio das faixas que você ouve de modo a gerar uma identificação exclusiva para cada música. Isso nos permitirá identificar e fazer o scrobble do que você ouve sem depender das tags ID3 ou de outros metadados. Esse recurso também nos permitirá identificar automaticamente a grafia correta dos títulos das músicas e limpar os dados em nosso catálogo.

    Por enquanto, tudo que o aplicativo desktop faz é coletar fingerprints para aprimorar nosso sistema de moderação. Ele não altera nenhum arquivo MP3 em seu computador.

    O processo exige um aumento do uso da CPU no início de cada faixa e às vezes esse consumo elevado de CPU pode ser mais longo, no caso de faixas que ainda não foram totalmente identificadas. Se isso o incomoda, você pode desligar a geração de fingerprints na seção Preferências da página Scrobbling da caixa de diálogo Ferramentas/Opções.

    O processo de fingerprinting irá identificar somente os nomes do artista, do álbum e da música. A Last.fm não irá identificar a origem da música. Não saberemos se a música está sendo tocada a partir de um CD ou de um arquivo mp3.

    Scrobbling com o iPod

    Como fazer o scrobbling do meu iPod?
    O software da Last.fm é compatível com todos os iPods, inclusive o iPhone e iPhone Touch. No entanto, não é possível fazer o iPod scrobbling com o sistema operacional Linux.

    Windows e Mac: Para fazer o scrobbling com o iPod é necessário ter a última versão do software instalada e também a última versão do iTunes, iTunes 8.

    Para usar o software Last.fm para fazer o scrobbling das músicas tocadas no iPod, certifique-se de que seu iPod seja sincronizado com o iTunes.

    A primeira vez que seu iPod for conectado com o software da Last.fm, este já configurado e em execução, aparecerá uma mensagem ao lado do ícone da Last.fm na área de notificação da barra de tarefas informando que o scrobling do iPod foi ativado. O software não perguntará toda vez se deseja fazer o scrobbling com o iPod, mas se deseja ter esta opção habilitada, altere as configurações da seção iPod da caixa de diálogo Opções (Preferências no Mac).

    Desconecte o iPod, ouça algumas faixas, e depois conecte-o novamente. Agora o iTunes fará a sincronização e a atualização do número de faixas executadas no iPod. Feito isso, o software da Last.fm analisará a contagem das faixas atualizadas no iTunes para descobrir se houve novas execuções no iPod. Isto pode demorar alguns minutos. Se novas faixas forem encontradas, o software da Last.fm lhe mostrará as faixas identificadas e lhe perguntará se deseja fazer o scrobbling destas.

    Scrobbles feitos há mais de duas semanas não serão enviados ao seu perfil.
    Posso fazer o scrobbling com o meu iPod em qualquer iTunes?
    Com iPods em modo automático, a sincronização somente será feita com iTunes que estejam sincronizados com o seu iPod.

    Com iPods em modo manual, a sincronização pode ser feita em qualquer iTunes. Mas o processo deve ser feito apenas uma vez, caso contrário terá scrobbles duplicados.
    Posso fazer o scrobbling de um iPod gerenciado manualmente?
    Sim. Porém a sincronização automática é a mais recomendada.

    O scrobbling feito com o iPod em modo manual pede que as faixas sejam manualmente transferidas para o seu iPod, através do iTunes. Pode-se fazer o scrobbling de iPods em modo manual depois da primeira sincronização com o iTunes.

    Se faixas são adicionadas ou as tags de suas faixas são alteradas no seu iPod após a sincronização, deve-se ejetar e plugar o iPod novamente para garantir que o scrobbling destas faixas será feito na próxima vez.
    Sempre que faço scrobble de meu iPod, algumas faixas ouvidas há muito tempo são detectadas.
    Verifique se algumas dessas faixas aparecem mais de uma vez em sua biblioteca do iTunes. Em caso afirmativo, remova a entrada duplicada; isso deverá interromper a detecção destas faixas pelo Scrobbler do iPod.
    Quando ouço meu iPod em modo manual pelo iTunes, as faixas são detectadas duas vezes pelo scrobble.
    Este é um problema conhecido. Por enquanto, você pode contorná-lo, desativando o scrobbling em tempo real no cliente Last.fm quando estiver ouvindo por meio do iTunes. Ou então ative a opção "Sempre confirmar scrobbles do iPod" na caixa de diálogo "Opções" do cliente e, em seguida, responda "Não" quando o cliente perguntar se você deseja fazer o scrobble das faixas.
    Por que as faixas executadas várias vezes no meu iPod são scrobbled com a mesma data e hora?
    Se você executou uma faixa várias vezes no seu iPod, todas as ocorrências de execuções mostrarão a mesma data e hora. No iPod Shuffle, todas as músicas executadas terão a mesma data e hora. Isso é esperado, e você pode remover normalmente as execuções da sua lista de “Últimas faixas ouvidas” no site se não quiser que elas apareçam repetidas.
    Ao fazer o scrobbling de meu iPod gerenciado manualmente, recebo uma mensagem “Com Error”. O que ela significa?
    Este erro indica que o Scrobbler da Last.fm não pôde encontrar uma faixa na sua biblioteca do iTunes e, deste modo, você receberá esta mensagem: "Com Error: Com couldn't get file path for XXX - XXX - Result Code: S_FALSE"

    Para descobrir se existem faixas duplicadas ou ausentes na biblioteca do iTunes, siga estas etapas (no iTunes): Vá para Arquivo > Biblioteca e escolha "Consolidar biblioteca".
    Isso agrupará todos os arquivos de áudio na pasta padrão e excluirá as faixas duplicadas.
    Quanto tempo posso esperar para fazer o scrobble das faixas de meu iPod?
    Você tem duas semanas para fazer o scrobble das últimas faixas executadas em seu iPod. Existe um limite de tempo para os scrobbles, o que significa que qualquer execução com data/hora mais antiga que isso será ignorada e não será enviada ao seu perfil.
    O que fazer se o Scrobbler envia um erro “Failed to get hold of iTunes instance via COM” durante o scrobbling do meu iPod?
    Este erro geralmente ocorre após a instalação de uma atualização do iTunes.
    Para solucioná-lo, remova completamente o iTunes de seu computador e reinstale a versão mais recente da Apple.

    Grupos

    Como criar um grupo?
    Você pode criar seu próprio grupo na página Criar um Grupo.
    Como posso deixar de participar de um grupo?
    Vá à página do grupo e na caixinha cinza "Mais", à direita da imagem do grupo, clique no dropdown menu (flechinha). Selecione "Sair do grupo" e confirme que quer sair do grupo.
    O que devo fazer se o líder de um grupo do qual participo anda ausente?
    Infelizmente, alterações de líderes de grupo não são possíveis no momento. Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos a paciência. Fique de olho nesta lista de perguntas frequentes para saber das novidades.
    Não quero mais ser líder de um grupo, o que devo fazer?
    Se não deseja mais ser líder de um grupo, pode-se passar o cargo para outro membro do grupo. Na caixinha cinza "Mais", à direita da imagem do grupo, clique no dropdown menu (flechinha) e selecione "Renunciar".

    Na página seguinte preencha o nome de usuário que deseja nomear como líder do grupo. O usuário receberá uma notificação sobre o pedido para ser líder. Se ele aceitar, ele torna-se o novo líder, se ele recursar, você terá que ser líder por mais um tempo!
    Quais são as opções de privacidade nos grupos?
    Quando um grupo é criado, existe a opção do grupo ser aberto ou fechado, ou seja, mais exclusivo, onde os novos membros devem ser aceitos ou por você, ou pelo líder, ou pelos membros do grupo.

    Para alterar as configurações do grupo, na caixinha cinza "Mais", à direita da imagem do grupo, clique no dropdown menu (flechinha) e selecione "Editar detalhes". Na página seguinte, na última opção "Política de associação", selecione "Fechada".

    Também é possível selecionar quem visualiza, posta nos fórums do grupo e deixa recados na caixa de mensagens. Na mesma página "Editar Detalhes", na opção "Acesso ao fórum/caixa de mensagens" há as opções Aberto, Restrito e Privado.
    Como funcionam as tabelas de grupo, e o que significam as tabelas “exclusivas deste grupo”?
    Assim que um grupo tiver alguns membros, ele começará a gerar tabelas: tabelas gerais e tabelas exclusivas do grupo.

    Nas tabelas gerais, cada “1” representará um membro do grupo. Por exemplo, suponha que 3 pessoas no grupo ouviram determinado artista na última semana; nesse caso, as tabelas indicarão “3”, o que significa que 3 membros ouviram aquele artista, e não o número de vezes em que o artista foi executado por todos os membros do grupo.

    Nas tabelas “exclusivas deste grupo”, que podem ser exibidas nas páginas dos grupos, é dada ênfase ao gosto musical particular dos membros do grupo, quando comparado aos hábitos musicais dos demais usuários da Last.fm.

    Isso significa que essas tabelas não mostram apenas o que os membros gostam, como acontece com as tabelas gerais, mas sim o que é especial em seus hábitos musicais em comparação ao que outros usuários da Last.fm ouvem (considerando a média do comportamento musical do ouvinte):
    Por exemplo, se os membros de um grupo ouvem o artista A com mais freqüência do que outros usuários, o artista A será mais exclusivo daquele grupo, já que ele tem a preferência nos hábitos musicais daqueles membros se comparado ao das outras pessoas; por outro lado, se eles ouvem o artista B, mas todos os usuários (e todos os outros grupos) também o fizerem, o artista B será menos exclusivo daquele grupo.
    Como adiciono um artigo/blog a um grupo?
    Você pode fazer isso em seu perfil, clicando em 'blog' e, depois, em 'escrever um novo post'. Após criar o post, marque a opção 'enviar este post a um ou mais grupos'. Você verá então a lista de todos os grupos aos quais pertence e poderá selecionar o(s) grupo(s) para o(s) qual(is) deseja enviar o artigo. O post aparecerá automaticamente na página do grupo escolhido (no entanto, observe que, às vezes, os líderes do grupo não permitem postagens diretas ou desejam autorizar primeiro o post enviado).
    Posso apagar um grupo?
    Não é possível apagar grupos. Isto é para evitar abusos.

    No entanto, nosso sistema apaga automaticamente grupos inativos por mais de três meses ou que tenham menos que três membros. O modo mais fácil de se apagar um grupo do qual é líder é: primeiramente remova todos os seus membros e depois configure a política de associação para "Fechada". Na caixinha cinza "Mais", à direita da imagem do grupo, clique no dropdown menu (flechinha) e selecione "Editar detalhes". Na página seguinte, na última opção "Política de associação", selecione "Fechada".

    Não se esqueça também de remover a si mesmo.

    Eventos

    Como faço para adicionar um evento?
    Caso deseje adicionar um evento, faça antes uma pesquisa sobre o evento para se assegurar de que ele ainda não exista.

    Se não houver nenhum post sobre o evento, vá para a página de eventos, clique no botão "Adicionar um novo evento" no canto superior direito da página e inclua um evento ali. Certifique-se de incluir os detalhes corretos (data, local, localização, etc.) já que não será possível alterá-los facilmente mais tarde.

    Nota: o mau uso de nosso sistema de eventos é proibido, e eventos “falsos” serão excluídos.
    O que devo fazer se detectar informações incorretas no sistema de eventos?
    Se você perceber alguma informação incorreta no sistema de eventos e não conseguir corrigi-la, envie um relatório a um dos membros da equipe de moderadores, para que eles lidem com o problema da maneira mais adequada.

    Para reportar alguma coisa, vá para a página do evento ou do local e clique no link "Sinalizar para revisão". Será aberta uma janela de diálogo. Uma vez ali, forneça o máximo de informações possível.

    Existem alguns itens que você precisará sinalizar de modo que o moderador lide com eles, mas existem muitas coisas que você poderá alterar sozinho; leia os parágrafos abaixo para saber exatamente o que você pode fazer.
    Sempre que sinalizar um item, lembre-se de fornecer todos os detalhes necessários, tais como links para os locais ou eventos corrigidos ou alterados; quanto mais informações você fornecer, mais fácil será a solução do problema. Sinalizações que contenham apenas termos como “errado” ou "repetido" serão ignoradas.

    Quando é necessário sinalizar um evento ou local:

    • O evento ou local está repetido? Sinalize o evento ou local incorreto como “Este evento é uma repetição de outro evento” ou “Este local é uma repetição de outro local”, fornecendo o link para a página Last.fm do evento ou local correto.
    • Este evento foi transferido para um local diferente? Sinalize o evento como “O local está incorreto ou foi transferido”, fornecendo o link para a página Last.fm do local correto.
    • O nome deste local está incorreto ou mostra uma grafia diferente? Se houver outro local com a grafia correta, sinalize a entrada incorreta como repetida, conforme descrito acima; se o nome estiver grafado de maneira incorreta mas não houver outra entrada, sinalize o local como “Outro” e informe o nome correto.
    • É um evento que está totalmente errado, é falso ou "de brincadeira", que deve ser excluído? Sinalize o evento como “Este evento deve ser excluído” e explique o motivo.

    O que você pode alterar por conta própria:

    • Este evento foi cancelado? Edite o evento e marque-o como “cancelado”, na página de edição.
    • Este evento foi transferido para outra data? Edite o evento e altere a data na página de edição.
    • O horário de início deste evento foi alterado? Edite o evento e altere o horário na página de edição.
    • A programação deste evento foi alterada? Edite a página do evento para alterar a programação; observe que os artistas serão organizados automaticamente com base em sua popularidade na Last.fm.

    Se o evento estiver bloqueado e não puder ser editado, ou se você for um novo usuário e ainda não puder editar eventos e locais (você precisa ter enviado alguns scrobbles para poder editar), sinalize-os, fornecendo os detalhes necessários – se o evento foi oficialmente cancelado, qual o link para o novo local, qual a nova data ou horário de início, quais são as mudanças de programação que precisarão ser feitas?

    Você poderá fazer as seguintes alterações nas páginas de local:

    • Os detalhes de endereço deste local estão incompletos ou incorretos? Clique no link “Editar” abaixo de “Informações de contato” para acessar a página de edição de local e, uma vez nela, altere os detalhes ou adicione mais informações.
    Como faço para convidar outros usuários para um evento?
    Para convidar outros usuários para um evento, use o recurso “Enviar” exibido na página do evento. Quando você recomenda um evento a outras pessoas, elas recebem uma mensagem da Last.fm sobre o evento – você pode personalizar sua mensagem e convidá-los a comparecer!
    Como faço para cancelar minha presença em um evento?
    Clique novamente nos botões "Quero ir" ou "Eu vou" para cancelar sua presença no evento.

    Wikis

    O que são páginas wiki?
    Uma wiki é uma página com informações que podem ser editadas por qualquer pessoa ou, no caso da Last.fm, que pode ser editada por qualquer membro do site Last.fm.

    A finalidade é fornecer uma descrição breve, concisa e imparcial do artista ou selo, por exemplo, informações básicas sobre pessoas e/ou grupos, o tipo de música que eles tocam, as categorias pelas quais são mais conhecidos, etc.

    Para acessar a página wiki de um artista, clique na guia Biografia do artista desejado. Para acessar a página wiki de um selo, clique na guia Wiki da página do selo.
    Quais são as diretrizes para adicionar conteúdo às páginas?
    As seguintes regras se aplicam a todas as páginas wiki
    • O conteúdo enviado não deve violar direitos autorais. É ilegal plagiar biografias de artistas escritas por outras pessoas.
    • Você pode copiar da Wikipedia, ou de qualquer outra fonte licenciada pela GFDL, desde que forneça a URL para a fonte nas caixas de citações abaixo.
    • Os direitos autorais de todo o conteúdo enviado permanecerão no nome do autor e estarão licenciados sob a GFDL.
    • Regras de estilo:

    • A descrição deve ser escrita na terceira pessoa, ater-se aos fatos e ser imparcial. Nada de opiniões pessoais.
    • Por enquanto, escreva apenas em inglês. As páginas wikis internacionais estão a caminho.
    • Tente manter o texto relativamente curto (poucos parágrafos).
    • A maioria dos BBCodes é permitida.
    • Os artistas e selos não estão isentos dessas regras.

    Você encontrará uma cópia dessas regras em qualquer página wiki se clicar em "Editar".
    E se eu for o artista/gravadora?
    O fato de você ser o próprio artista, amigo ou mesmo parente deste não lhe dá nenhuma permissão especial sobre as páginas wiki. A wiki é apenas para descrições breves e concisas do artista. Ela não é uma homepage pessoal e nem deve ser tratada como tal. Qualquer descrição que não seja imparcial sobre um artista deve ser incluída em seu site "oficial" sobre ele, e nunca na wiki.

    Os selos e artistas também precisarão lembrar-se de escrever o texto na terceira pessoa ("Ele/Ela/Eles", no lugar de "Eu/Nós/Nossos"). Como a wiki é aberta e pode ser editada por qualquer pessoa, se uma página tiver sido editada por várias pessoas diferentes, como saber quem é "Eu" ou "Nós"? O texto na terceira pessoa faz com que a página seja mais acessível à edição, e a confusão sobre "quem é quem" é facilmente evitada.
    Por que não posso incluir minhas próprias opiniões na wiki?
    A Last.fm oferece vários locais para você expressar sua opinião sobre os artistas:
    1. Resenhas para você escrever exatamente o que pensa sobre um artista.
    2. Caixas de mensagens para informações resumidas sobre um artista.
    3. Grupos com fóruns para discutir sobre um artista (crie seu próprio grupo se ainda não existir um).

    Ou seja, justamente por não haver um espaço onde encontrar informações factuais sobre um artista ou selo no site, foi criada a página wiki. E apenas para preencher esse espaço.
    Tentei editar uma página wiki, mas o sistema diz que isto não é possível! Por que não?
    Alguns artistas são continuamente alvos de ofensas e violações de regras de estilo. Quando isso acontece, o moderador bloqueia a página. As páginas bloqueadas só podem ser editadas por moderadores e pela equipe. Nesse caso, a única saída é enviar as modificações em uma PM para o moderador do site, que poderá então assegurar que o conteúdo não viola as regras e editar a página.
    Existe mais de um artista com o mesmo nome. Como deve ser criada a página wiki?
    Até que seja encontrada uma solução para o problema, os artistas homônimos estarão todos na mesma página na Last.fm. Inicie a página com um texto indicando isso, tal como: "Existem (x) bandas com o nome (nome da banda):"

    Prossiga com descrições separadas sobre os artistas, com algum tipo de indicação a respeito da divisão das informações. Geralmente isso é feito numerando-se a descrição de cada artista.

    A palavra "breve" é especialmente importante nessas páginas no que diz respeito às descrições dos artistas.

    Se você sabe que existem dois artistas com o mesmo nome, mas conhece apenas um deles, escreva as informações referentes a ele e inicie a segunda descrição com algo do tipo "Existe também um outro artista com este nome". Com sorte, talvez alguém conheça os artistas e complemente as informações.

    É expressamente proibido excluir informações sobre um artista e substituí-las por informações sobre outro artista ou fazer qualquer coisa que divulgue um artista em detrimento de outros. Todos devem ser tratados igualmente. A página destina-se a todos os artistas com aquele nome, e não a apenas um. Enquanto não for possível separar os artistas homônimos, todos eles compartilharão a mesma página wiki em pé de igualdade. A exclusão de informações sobre "outro" artista ou o tratamento preferencial de um artista em detrimento de outros poderá ser considerado mau uso da página wiki pela Last.fm e receber a punição apropriada.

    Gravadoras e Artistas

    Por que devo registrar minha gravadora ou artista com a Last.fm?
    Existem várias razões para que você deseje registrar seu artista ou gravadora na Last.fm.

    A Last.fm é uma plataforma avançada, na qual você promove suas músicas para as pessoas que realmente interessam. Podemos alcançar ouvintes que gostam de artistas ou estilos específicos de música em nossa gigantesca comunidade global. A Last.fm foi desenvolvida especificamente para ajudar a distribuir e divulgar essa música para grandes comunidades de usuários.

    Ao se registrar na Last.fm, você ganha acesso a vários recursos. Para citar apenas alguns, você pode gerenciar suas músicas com mais eficácia, ver estatísticas detalhadas sobre seus fãs e usar inúmeras ferramentas para distribuir suas músicas. Todas essas ferramentas são altamente valiosas para artistas e gravadoras, e acreditamos que elas podem ajudá-lo a distribuir e divulgar melhor suas músicas.
    Como posso incluir minha música na Last.fm?
    Para incluir suas músicas na Last.fm, você precisará de uma conta de gravadora.

    Se você já tiver uma conta de usuário da Last.fm:
    Se já tiver uma conta de usuário na Last.fm, registre-se agora em uma conta de artista ou gravadora.

    Se esta for sua primeira visita à Last.fm:
    Você precisará registrar uma conta de artista ou usuário a partir da qual gerenciará sua música.Você pode registrar-se aqui. Uma vez feito isso, você poderá vincular suas músicas à conta registrada.

    Uma vez feito o registro na Last.fm, você poderá adicionar músicas à nossa radio e gerenciar sua presença na Last.fm por meio de nosso Music Manager.

    No momento, o Music Manager só está disponível em inglês.
    Quanto custa tudo isto?
    O registro é grátis, assim como a inclusão de músicas e o uso de todos os principais recursos do site de gravadoras da Last.fm.
    Temos alguns recursos avançados em promoção, no entanto eles são meramente opcionais e custam muito pouco, caso você opte por usá-los.
    Por que meu artista ou gravadora já está na Last.fm?
    Talvez você tenha percebido que já exista uma página com o nome de seu artista ou música na Last.fm. Isto acontece em função do nosso conteúdo e software gerados pelos usuários.

    A Last.fm coleta os nomes de artistas, faixas e álbuns que seus usuários ouvem e cria automaticamente uma página com estatísticas para itens.

    Na maioria dos casos, o fato de haver uma página de artista para a sua música não significa que temos arquivos de áudio das suas músicas armazenados em nossos servidores para transmissão ou download. Nós apenas temos estatísticas de que X pessoas ouviram sua música, nada mais.

    Adoraríamos ter você conosco e permitir que você gerencie suas músicas da maneira que achar melhor. Você pode se registrar na Last.fm como uma gravadora ou artista - aqui.
    Gostaria de saber mais detalhes antes de registrar a minha gravadora, o que devo fazer?
    Onde posso encontrar seus termos e condições?
    Para ver os Termos e condições de registro na Last.fm como gravadora ou artista, clique aqui.

    Como usar o site

    Que navegadores são compatíveis com a Last.fm?
    Testamos o site com as últimas versões do Firefox, Safari, Chrome e Internet Explorer e recomendamos o uso desses navegadores.

    Contudo, você é livre para usar qualquer outro navegador de sua escolha. Isso significa apenas que não testamos todos os recursos dos outros navegadores (são muitos!) e que nem sempre poderemos ajudá-lo se você tiver problemas com um navegador mais exótico ou com uma versão antiga de um navegador. Além disso, tentaremos sempre fazer o melhor no sentido de consertar bugs reportados em outros navegadores, como Opera ou similares. As instruções de solução de problemas apresentadas a seguir destinam-se a estes três navegadores – Firefox, Safari e Internet Explorer.
    O que devo fazer se estou tendo problemas de login no site, e isto tem algo a ver com cookies?
    Você precisa habilitar os cookies para fazer login no site. Veja aqui algumas dicas sobre como fazer isso. Esperamos que elas possam ajudá-lo:

    Firefox 3

    Para Windows:

    1. Abra o Firefox e, na barra de ferramentas, clique em “Ferramentas”.
    2. Selecione “Opções”.
    3. Vá para a guia “Privacidade”.
    4. Marque a caixa “Aceitar cookies de outros sites”.
    5. Clique em “OK” para salvar as alterações.

    Se estiver usando Mac OS X, selecione “Preferências…” no menu “Firefox” (no lugar de “Opções…” no menu “Ferramentas”.

    Internet Explorer 7

    Recomendamos usar a configuração de privacidade “Média” (nível padrão), pois ela habilitará os cookies da Last.fm. Para alterar o nível de privacidade, siga estas etapas:

    1. Abra o Internet Explorer e clique no botão Ferramentas (o ícone de uma engrenagem) ou em “Ferramentas” na barra de ferramentas do navegador.
    2. Selecione “Opções da Internet…”.
    3. Vá para a guia “Privacidade”.
    4. Mova o controle deslizante para “Média”.
    5. Clique em “OK” para salvar suas configurações e fechar a caixa de diálogo.

    Safari 3

    Para Windows:

    1. Abra o Safari e clique em “Edit” na barra de ferramentas do navegador.
    2. Selecione “Preferences...”.
    3. Clique em “Security”.
    4. Em “Accept cookies”, selecione “Always” ou “Only from sites you navigate to”.
    5. Feche a caixa de diálogo.

    Caso esteja usando Mac OS X, em vez das opções acima, selecione “Preferences…” no menu “Safari”.
    Por que preciso fazer login sempre que visito o site, caso contrário ele não salva minhas preferências de cor ou de idioma?
    Os detalhes do seu login, bem como preferências de cor (“Barão Vermelho”/”Fuscão Preto”) e de idioma estão armazenados em cookies, o que significa que não saberemos quais são eles se você excluir os cookies.

    Para que os cookies sejam lembrados da próxima vez que você visitar o site da Last.fm, certifique-se de não excluí-los, por exemplo, ao fechar o navegador. Caso não saiba ao certo se os cookies estão habilitados, consulte a seção acima “O que devo fazer se estou tendo problemas de login no site, e isto tem algo a ver com cookies?” para obter mais ajuda.
    O que devo fazer quando tenho problemas para usar os vários recursos do site, tais como postar mensagens, adicionar tags, recomendar itens ou adicionar amigos?
    Você precisa ter o JavaScript habilitado no navegador para aproveitar a ampla funcionalidade do site Last.fm.

    Se você enfrentar problemas para postar mensagens nas caixas ou para abrir as caixas de diálogo para incluir tags em itens, recomendá-los ou adicionar usuários como amigos, é provável que você não tenha o JavaScript instalado e, desse modo, esses recursos não funcionarão.

    Veja aqui algumas dicas para habilitar o JavaScript em seu navegador, esperamos que elas sejam úteis:

    Firefox 3

    Para Windows:

    1. Abra o Firefox e clique em “Ferramentas” na barra de ferramentas do navegador.
    2. Selecione “Opções...”.
    3. Vá para a guia “Conteúdo”.
    4. Marque a caixa ao lado de “Permitir JavaScript”.
    5. Clique em “OK” para salvar as configurações e feche a caixa de diálogo.
    6. Atualize a página Last.fm que você estava visualizando.

    Caso esteja usando Mac OS X, selecione “Preferências…” no menu “Firefox”, em vez de “Opções…” no menu “Ferramentas”.

    Internet Explorer 7

    1. Abra o Internet Explorer e clique no botão Ferramentas (o ícone de uma engrenagem) ou em “Ferramentas” na barra de ferramentas do navegador.
    2. Selecione “Opções da Internet…”.
    3. Vá para a guia “Segurança”.
    4. Na caixa “Nível de segurança desta zona”, clique em “Nível personalizado…”.
    5. Na caixa Configurações, role para baixo em direção à “Script” e marque a opção para ativar scripts.
    6. Clique duas vezes em “OK” para salvar suas configurações e feche a caixa de diálogo.
    7. Atualize a página Last.fm que você estava visualizando, pressionando a tecla F5 do teclado.

    Safari 3

    Para Windows:

    1. Abra o Safari e clique em “Edit” na barra de ferramentas do navegador.
    2. Selecione “Preferences...”.
    3. Clique em “Security”.
    4. Marque tanto “Enable Java” quanto “Enable JavaScript”.
    5. Feche a caixa de diálogo.
    6. Atualize a página Last.fm que você estava visualizando.

    Se estiver usando Mac OS X, no lugar das etapas acima, selecione “Preferences…” no menu “Safari”.
    O player do site não aparece, como faço para exibi-lo?
    É necessário ter a última versão do Adobe Flash Player instalada para usar o flash player do site e ouvir as músicas com ele. Você pode baixá-la gratuitamente no site da Adobe, aqui.

    Além disso, se estiver usando bloqueadores de anúncios ou flash, certifique-se de que o seu flash player não esteja sendo bloqueado por eles.
    O que devo fazer para reportar um novo problema no site?
    Se observar que um recurso não está funcionando como deveria, informe-nos dos problemas que você está enfrentando no Fórum de suporte - site. Certifique-se de verificar nossos tópicos sobre “Problemas conhecidos” e pesquise nos fóruns para ver se o problema já foi discutido.

    Ao descrever o problema, inclua os detalhes a seguir, se possível:

  • Qual o tipo do problema?
  • Um breve resumo dos problemas encontrados.
  • Que URL aciona este bug (se houver alguma)?
  • Que navegador você está usando?
  • Descreva em algumas etapas como reproduzir este problema: 1) ... 2) ... 3) ...
  • Ao seguir as etapas descritas acima: a) O que acontece realmente? b) O que você esperava que acontecesse?

  • Como reportar problemas de segurança
    Para reportar uma vulnerabilidade técnica, use o formulário de contato nesta página para nos enviar uma mensagem.

    Miscelânea

    O que devo fazer para denunciar um usuário mal-intencionado ou o uso de materiais inadequados?
    Caso deseje sinalizar qualquer comportamento ou material considerado ofensivo ou inadequado de acordo com as Diretrizes da comunidade, envie-nos um e-mail de suporte (em inglês) ou envie uma mensagem particular para um dos moderadores.

    Nota: pedimos a você que não denuncie outros usuários em locais públicos, tais como fóruns de suporte.
    Como posso proteger minha conta contra golpes de phishing?
    “Phishing” significa tentar enganar os usuários de modo a fazer com que estes revelem dados dados valiosos, como nomes de usuários e senhas. Isto pode ser feito, por exemplo, por meio de uma página web falsa, que se pareça exatamente com a página de login oficial de outro site da Web (por exemplo, a Last.fm), na qual você digita seus detalhes pessoais na ilusão de que esteja conectado ao site original, quando na verdade o faz em um site fraudado.

    Para proteger seus detalhes de login na Last.fm, certifique-se sempre de estar conectado à Last.fm e de estar na página de login verdadeira da Last.fm – esta é uma página segura, e o URL na janela de endereços do navegador deve começar com https://secure.last.fm/login – qualquer outro endereço diferente será golpe. Jamais forneça detalhes de login a sites desconhecidos.

    Se você perceber que seus detalhes de login da Last.fm foram vistos por terceiros, faça login na Last.fm e altere sua senha (não se esqueça de fornecer uma senha segura!) para assegurar que ninguém mais possa acessar a sua conta.