MPB - Música Popular Brasileira

Associar-se Recomendar

1.831 membros| 169 mensagens

Líder: Parisotto
Política de associação: Aberta
Criado em: 30 Jan 2007
Descrição:
MPB - Música Popular Brasileira é um acrônimo (uma sigla) que representa uma tendência musical brasileira a partir de 1966. Trata-se da música popular urbana de classe média surgida após a segunda...

MPB - Música Popular Brasileira é um acrônimo (uma sigla) que representa uma tendência musical brasileira a partir de 1966. Trata-se da música popular urbana de classe média surgida após a segunda geração da Bossa Nova. É uma música criada por pessoas nascidas a partir da década de 40 em diante. Não é um gênero como samba, modinha, lundu, bolero, choro ou música erudita, que são estilos definidos ouvidos predominantemente por classes sociais distintas. A MPB começou com um perfil marcadamente nacionalista, mas foi mudando e incorporando elementos de procedências várias.

Na cultura musical brasileira não existe muita resistência, por parte dos músicos, em misturar gêneros musicais. Por isso existem diversos gêneros híbridos, e outros que, ainda que não possam ser considerados novas linguagens,diferenciam-se ao não encaixar-se nas definições mais comuns de seus respectivos gêneros. Esses estilos musicais, híbridos e não demarcados, são genericamente classificados como MPB.

Conseqüentemente, a MPB não se restringe a um ritmo ou corrente. É simplesmente o nome dado à música brasileira ouvida predominantemente pela classe média, abrangendo estilos variados. Igualmente, os artistas representativos da MPB também não se notabilizam pela definição de um estilo musical, mas por apresentarem trabalhos diversificados e híbridos.

Últimos posts

Ver todos

Principais artistas da semana

Artistas relacionados

Caixa de mensagens

Deixe um comentário. Faça login na Last.fm ou registre-se.
Reproduzir tabela do grupo

Novos membros (1831)

Ver todos os membros

Atividade recente