As mensagens não estão a seguir para os destinatários!
Olá...
Aqui estou mais uma vez para fazer uma reclamação, e esta com grande tristeza, pois toca com aquilo que para mim é mais sagrado: a comunicação com os amigos.
Descobri agora, por mero acaso, que sempre que envio uma mensagem pessoal (vulgo "e-mail") para um amigo... a mensagem não segue!! A única excepção é quando respondo a uma mensagem anterior, ou quando escrevo uma mensagem a uma pessoa que não pertence ao meu grupo de amigos.
Paradoxal? Talvez não! O problema parece estar relacionado com esta nova "mariquice" de juntar o nome verdadeiro com o nome de utilizador no "endereço" do destinatário. Sempre que escrevo uma nova mensagem a um amigo (p.ex. clicando no botão junto do avatar, ou indo à 4.ª "tab" junto à caixa de entrada), esta "mariquice" é activada, e quando isto acontece, após pedir o envio recebo a informação de que "a mensagem foi enviada" mas não foi coisíssima nenhuma. Quando, pelo contrário, respondo a uma mensagem anterior, ou escrevo a um utilizador que não é um dos meus amigos, a "mariquice" não é activada (aparece apenas o nome de utilizador) e tudo corre bem.
Queridos amigos desenvolvedores da Last.fm: não enviarem a mensagem e mesmo assim dizerem que ela foi enviada, é grave! Pensa uma pessoa que está a manter o contacto com aquele amigo com quem não falava há muito, e estranha não ter resposta... pois não, claro que não, pois a mensagem não seguiu! Por favor, corrijam o erro, ou pelo menos reconfigurem o sistema de modo a que, quando há erro, pelo menos tenhamos indicação disso!
Mais detalhes: problemas com mensagens para múltiplos destinatários
Oi...
Eu disse "mariquice" por brincadeira: na verdade é até útil (embora dispensável) aparecer o nome verdadeiro (é dispensável porque, nestas redes sociais na web, o nosso nome de utilizador funciona na prática como o nosso nome verdadeiro).
Mais útil ainda é a possibilidade de enviar para múltiplos destinatários... e parece que essa funcionalidade também dá problemas: parece que o primeiro destinatário da mensagem recebe-a, mas os restantes não.
Como é que eu descobri isso? Inserindo o meu nome de utilizador como segundo destinatário... precisamente para saber se as minhas mensagens estavam sendo enviadas! Quando envio uma mensagem apenas para mim (que não activo aquela tal "mariquice", pois não sou meu amigo...), tudo bem -- portanto o auto-envio, por si só, não está causando problemas; mas quando eu sou segundo na lista (tipo BCC para mim, como no e-mail...), não recebo a cópia. Suponho que usando outro "segundo destinatário" em vez de mim, acontecesse o mesmo -- mas não testei, pois teria que aborrecer meus amigos ou criar várias identidades alternativas para fazer o teste...
Já agora: no momento em que o sistema substitui o nome de utilizador por aquele rectângulo cinzento com o (x) (que é quando se pressiona o espaço, a vírgula ou a tecla de tabulação, se bem recordo), podia verificar logo se o nome de utilizador está correcto. Se não estivesse correcto, o nome de utilizador continuaria a aparecer como texto, para ser corrigido. Com essa funcionalidade adicional (verificação de destinatário) faria sentido manter, e até generalizar, aquilo que eu chamei de "mariquice": o aparecimento do nome verdadeiro junto do nome de utilizador dentro da "caixinha" seria uma confirmação adicional de que o nome de utilizador tinha sido reconhecido como válido.
Posso continuar a deixar aqui sugestões à medida que me ocorrem, ou seria mais conveniente para vocês que eu as deixasse noutro sítio (ou que me calasse... ;D )?